Capital

Corrida de Tiradentes reúne mais de duas mil pessoas na orla de Maceió

Por Redação com Ascom PM/AL 21/04/2016 17h05
Corrida de Tiradentes reúne mais de duas mil pessoas na orla de Maceió
- Foto: Assessoria

Cerca de duas mil pessoas correram a 32ª Corrida de Tiradentes, pelas ruas da orla de Pajuçara e Jaraguá, na manhã desta quinta-feira (21), em Maceió. O evento, organizado pela Polícia Militar (PM), contou com a participação de atletas profissionais e amadores, civis e militares, de diversas cidades de Alagoas e de outros estados. Os esportistas puderam escolher entre correr 5km ou 10km.

O objetivo da corrida é homenagear o Mártir da Independência e patrono das polícias militares de todo Brasil, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento precursor do desejo de liberdade e independência do domínio da Coroa Portuguesa sob o território brasileiro. Tiradentes foi preso, julgado e enforcado, porém sua luta serviu de inspiração para muitos outros pensadores que vieram a seguir seus ideais.

As categorias foram divididas por faixas etárias, dentre elas: 16-29/ 30-39/ 40-49/ 50-59/ 60+, tanto no feminino, quanto no masculino, sendo uma específica para policiais militares e outra para os demais participantes. Os três primeiros colocados dos 10 Km da categoria geral e policial militar receberam além do troféu, uma premiação em dinheiro.

Os atletas se concentraram na Praça Multieventos, local da largada e chegada da corrida. Por volta das 6h já era possível perceber que a adesão ao evento iria ser grande. Pensando no conforto e na saúde dos participantes, a organização da prova disponibilizou água, sucos, café, lanches e um banquete de frutas, já no palco montado, uma equipe movimentava o público com passos de zumba. Em um trecho do trajeto, foi utilizado um carro pipa para refrescar os corredores.

Às 07h30, horário previsto para a largada, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, prestou uma homenagem ao capitão PM, Rodrigo Rodrigues, morto no último dia 09, durante uma abordagem policial, onde foi respeitado um minuto de silêncio, em homenagem ao policial.

O comandante-geral foi o responsável por tocar a buzina, que sinalizou o início do evento. De acordo com Marcos Sampaio, a Corrida de Tiradentes fortalece a relação entre militar e população, além de homenagear aquele que foi tão importante para a história de nosso país. “A corrida Tiradentes é uma corrida sazonal e muito importante porque todas as policias militares do Brasil prestam uma homenagem ao Tiradentes, que é nosso patrono. Nosso evento está entrando no circuito de corridas de rua. isso é essencial, já que aproxima a polícia da sociedade.” Comentou o coronel.

Batedores da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (ROCAM), pertencente ao Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRP), acompanharam os participantes sinalizando o trajeto.

Resultado das provas

Na categoria geral, entre os homens, o vencedor da prova dos 10km foi Paulo Machado dos Santos, com o tempo de 31min36, já o segundo colocado, foi Jonh Lenon Fabiano, chegou apenas um segundo após o ganhador. Completou o pódio Leandro Araujo Santos, que cruzou a linha de chegada aos 32mim21. Já entre as mulheres, a paraibana Sandra Maria Alexandre foi a primeira colocada com o tempo de 38min16, em segundo lugar ficou Luciana Holanda Diniz Assunção, 42mim24, e em terceiro, Vera Lúcia Leite, que completou a prova em 45min10.

Entre os militares, a prova de 10km registrou os mesmos vencedores do ano passado, com o sargento Cícero Ivo em primeiro, acumulando seu sétimo troféu, acompanhado pelo cabo Sérgio Cândido e o sargento Edvaldo Pontes. No feminino a vitória foi da cadete Maryanny Cavalcante Silva, em segundo lugar chegou a capitã Lilian Cardoso Silva, e em terceiro, ficou a tenente Jackeline Carnaúba de Lima.

O resultado final com a colocação individual e o tempo da prova estão disponíveis no site www.contimeassessoria.com.br.