Estátua de Aurélio Buarque é alvo de vandalismo em Maceió
Inaugurada há menos de um ano, a estátua de bronze instalada na orla de Ponta Verde, em homenagem ao dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, e seus familiares, foi alvo da ação de vândalos nesta semana.
O óculos que Aurélio Buarque segurava em suas mãos foi quebrado e levado por vândalos. De acordo com testemunhas, a ação aconteceu durante a madrugada. Policiais da Operação Policial Litorânea (Oplit), que atuam na orla, informaram que não receberam denúncias de vandalismo e nem tinham percebido que a estátua de Aurélio havia sido danificada.
Essa não é a primeira vez que monumentos colocados na orla de Maceió são alvos de vândalos. Recentemente o totem "Eu amo Maceió" foi danificado e retirado para reparos. Além do totem, um enorme trenó decorativo de Papai Noel com renas foi danificado por grupo de pessoas que chegou ao local num micro-ônibus para tirar fotos.
Crime de dano
O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 163 define dano como ação de: destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. Entre outros casos, se o crime é cometido contra o patrimônio da União, de Estado ou de Município, consiste em dano qualificado, com pena de detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência, diz o código.
Comentando os episódios, o secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos, fez uma orientação: Para denúncias relacionadas a danos ao patrimônio público, a orientação da Prefeitura é de que os cidadãos liguem no número 153 e registrem a ocorrência para que a Guarda Municipal possa atuar no combate ao vandalismo. Para denunciar à polícia, o número do Disque Denúncia é o 181.
Últimas notícias
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Parque Linear é alvo de suspeita de vandalismo um dia após a inauguração
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
