Estátua de Aurélio Buarque é alvo de vandalismo em Maceió

Inaugurada há menos de um ano, a estátua de bronze instalada na orla de Ponta Verde, em homenagem ao dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, e seus familiares, foi alvo da ação de vândalos nesta semana.
O óculos que Aurélio Buarque segurava em suas mãos foi quebrado e levado por vândalos. De acordo com testemunhas, a ação aconteceu durante a madrugada. Policiais da Operação Policial Litorânea (Oplit), que atuam na orla, informaram que não receberam denúncias de vandalismo e nem tinham percebido que a estátua de Aurélio havia sido danificada.
Essa não é a primeira vez que monumentos colocados na orla de Maceió são alvos de vândalos. Recentemente o totem "Eu amo Maceió" foi danificado e retirado para reparos. Além do totem, um enorme trenó decorativo de Papai Noel com renas foi danificado por grupo de pessoas que chegou ao local num micro-ônibus para tirar fotos.
Crime de dano
O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 163 define dano como ação de: destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. Entre outros casos, se o crime é cometido contra o patrimônio da União, de Estado ou de Município, consiste em dano qualificado, com pena de detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência, diz o código.
Comentando os episódios, o secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos, fez uma orientação: Para denúncias relacionadas a danos ao patrimônio público, a orientação da Prefeitura é de que os cidadãos liguem no número 153 e registrem a ocorrência para que a Guarda Municipal possa atuar no combate ao vandalismo. Para denunciar à polícia, o número do Disque Denúncia é o 181.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
