Após ter vaga usurpada por candidato do PMDB, vereadora toma posse em Igaci
Seis meses após ter sua vaga na Câmara Municipal de Igaci usurpada por um candidato de outro partido, a vereadora Josefa Cícera Rocha Nascimento (PRB), mais conhecida como Zezé, tomou posse, nessa segunda-feira (25), no cargo que era seu de direito.
Na última eleição municipal, realizada em 2012, Zezé foi eleita como segunda suplente do PRB, mas como o primeiro suplente, Edson Torres, deixou a legenda e filiou-se ao PMDB, ela seria a próxima a sentar em uma cadeira da Câmara.
O problema é que com a morte do parlamentar Lindoarte Ferreira (PRB), o presidente da Câmara de Igaci, Remi Constantino da Silva (PMN) deu posse a Edson Torres, que não era mais primeiro suplente. Este permaneceu no cargo por seis meses.
Através da resolução nº 22.580/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entende-se que a vaga pertence ao partido e não ao candidato eleito, portanto após a mudança partidária, Edson Torres perdeu todos os direitos à vaga.
Na época, a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos entrevistou o Chefe de Cartório da 42ª Zona Eleitoral, Tadeu Barreira Lages, e ele informou que a posse só poderia ter sido realizada mediante apresentação do diploma do candidato e que o uso de um certificado é considerado ilegal.
Como a Câmara de Igaci se negou a dar posse a Zezé, ela entrou com uma ação junto ao Ministério Público Estadual e conseguiu sair vitoriosa.
Nesta quarta-feira (26), ela participará da primeira sessão como vereadora da cidade.
Em entrevista ao Portal 7 Segundos, um dos adovogados responsáveis pela causa, Antônio Amaral, informou que está analisando todo o processo, mas tudo indica que vai dar entrada em uma representação junto ao MPE contra o presidente da Câmara, que pode responder por improbidade administrativa.
Além disso, a defesa de Zezé deve solicitar, ainda, o pagamento retroativo ao tempo em que deveria estar atuando como vereadora pela cidade.
Últimas notícias
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
