Arapiraca

LeroWhite convida ?Paulo do Bar? para bate-papo nesta sexta

Por 7 Segundos com assessoria 29/04/2016 16h04
LeroWhite convida ?Paulo do Bar? para bate-papo nesta sexta
- Foto: Assessoria / Prefeitura de Arapiraca

Dando continuidade à série de atividades que vem sendo realizadas em Arapiraca com o projeto “Cardápio Cultural”, nesta sexta-feira (29), o portal literário LeroWhite vai retomar seu Swing Literário com o colecionador de vinis e de histórias, Paulo Lourenço da Silva, o “Paulo do Bar”.

O evento acontece a partir das 19h, na Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro. Na oportunidade, ele colocará LPs da época em que o Bar do Paulo estava aberto, que embalou décadas. Logo após, um bate-papo será iniciado com a participação de todo o público presente, evocando perguntas e curiosidades.

A entrada é franca, como frisa o diretor da Casa, Wagno Godez, e este projeto cria justamente um espaço mais íntimo de convivência artístico-cultural para os arapiraquenses.

Saudoso bar

O incentivador cultural, após temporada em São Paulo como garçom, voltou para Alagoas e se instalou no município, em 1973. No dia 16 de setembro daquele ano, iniciava-se a trajetória do Bar do Paulo, que recebeu figuras como Quinteto Violado, Alceu Valença, Hermeto Pascoal, Lobão, Murilo Rosa e tantos outros artistas e trupes alagoanos durante muitas de suas noites.

Com sua invejável coleção de LPs de jazz, blues, MPB, rock e música erudita e africana, Paulo Lourenço da Silva brindou todos os seus clientes com o melhor do apanhado cancioneiro em uma época em que a ditadura censurava boa parte das obras que chegavam ao país. Caravanas da capital alagoana e do Recife seguiam para Arapiraca, a fim de escutar músicas que eram proibidas naquelas localidades.

Diante da proposta musical, diversos empreendimentos foram abertos por conta da investida primeira de Paulo do Bar, ao longo das décadas seguintes, como o Buraco’s, Kanteiro’s, On The Rocks, Ópera Bar, Botequim NaBaxa, Mystura Fyna e Echoes Music Bar.

“O Bar do Paulo era o que hoje a gente não encontra comumente num ambiente como este: era um local onde amigos partilhavam seus gostos e saberes, onde as experiências pessoais vinham à tona, ao som de uma trilha que só o Paulo, o nosso ‘DJ do Agreste’, conseguia embalar. O estabelecimento, decerto, foi um dos marcantes pontos da nossa cidade nesses últimos quarentas anos, posto que atualmente é evidenciado em trabalhos acadêmicos e documentários”, destaca a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos.

Cardápio Cultural

Durante todo este mês de abril, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Sectur, está trazendo para a população ações voltadas às artes literárias, cênicas e sonoras com o “Cardápio Cultural”. Confira:

01/04 – abertura da exposição surrealista “Devaneio das Cores” da artista plástica Yanna Lílian, lançamento do documentário “Segunda-Feira”, apresentação musical do Confraria [A]Literal e reabertura do Sr. Carranca Café;

08/04 – “Sexta-Feira Crazy”, com Max Souza, Josy Amorim e Paulo Cândido;

15/04 – Dom na Caixa, com as bandas Cabanada e Casa da Mata;

22/04 – Papo de Mestre, com a poeta Marta Eugênia; e

29/04 – LeroWhite convida Paulo do Bar.