Funerárias são alvo de fiscalização da Vigilância Sanitária em Maceió
Entre os itens vistoriados na fiscalização estão a remoção, higienização e transporte de restos mortais humanos
As funerárias da capital alagoana e com atividades similares foram alvos da fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal nesta segunda-feira (2). Realizada pela Inspetoria de Serviços de Saúde, a ação tem como objetivo garantir o cumprimento da legislação do segmento, eliminando possíveis riscos de contaminação que podem ocorrer no processo de decomposição natural de corpos sem vida.
Entre os itens vistoriados na fiscalização da atividade estão a remoção, higienização, tamponamento de orifícios, conservação e transporte de restos mortais humanos; o cumprimento da documentação exigida, como um alvará ou licença sanitária; a obrigatoriedade de um profissional da área de medicina legal como responsável técnico; a adequação das instalações para a atividade fim; a utilização de produtos regulamentados pela Anvisa; e a utilização de um Plano de Gerenciamento de Resíduos, entre outros itens.
“Além de buscarmos regular a atividade com o cumprimento da legislação vigente, temos procurado conscientizar a todos da necessidade da adoção dos cuidados adequados de biossegurança para se evitar a contaminação de pessoas e/ou do ambiente, sem deixar de garantir a todo ser humano o direito de ter seus restos mortais tratados com respeito e a dignidade, recebendo a destinação adequada”, afirma o coordenador da Inspetoria, José Ribeiro Neto.
Últimas notícias
Mega-Sena, concurso 2.979: uma aposta vence e leva sozinha mais de R$ 158 milhões
Polícia apreende arma de fogo em guarda-roupa de casal em Jacuípe
Criança autista de seis anos desaparece após correr em direção a mata no Benedito Bentes
Suspeito de roubo é espancado pela população e preso em Maceió
Após agredir companheira, homem se esconde embaixo da cama para evitar ser preso em Igaci
Foragido da Justiça por homicídio é preso na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
