Arapiraca

Secretaria espera parecer para oficializar São João de Arapiraca

Por 7 Segundos 03/05/2016 15h03

De apresentações culturais a shows de bandas de forrós tradicionais, Arapiraca reforça o festejo popular, com uma comemoração simbólica: o Arraiá da integração nas comunidades, que, segundo informação da Secretária de Turismo e Cultura do município, Tânia Maria, vai acontecer este ano.

“Estamos esperando uma resposta da procuradoria para abrir o edital e só então saberemos quantas comunidades irão participar e quais as atrações para este ano”, informou a secretária.

A forma de festejar garante a preservação da cultura nordestina, em meio à ascensão das festas juninas mais modernas, promovendo espetáculos e apresentações culturais que remetem a vida peculiar do homem nordestino.

Ela ressalta que o engajamento da população para a organização é um dos critérios fundamentais para a execução do Arraiá e destaca que esse é o diferencial do município no que diz respeito à festa junina, tornando-a um evento direcionado a família.

“O Arraiá das comunidades é a marca principal do nosso São João, porque é um evento mais família, nunca teve registro de violência e todo o recurso investido fica na nossa cidade. As pessoas compram roupas, comidas típicas, vêm de outros municípios e acabam por consumir aqui”, ressaltou a secretária.

O Arraiá integra em torno de 20 comunidades tanto da Zona Rural, quanto da área urbana de Arapiraca, possibilitando um entrosamento dos quatro cantos da cidade para o compartilhamento da mesma festividade. Segundo a secretária

A participação popular resulta na criatividade, responsabilidade e compromisso dos arapiraquenses para o sucesso da realização da festa.

São grupos folclóricos, desfile de carroças de burro, concurso de quadrilhas, arrastão de quadrilhas juninas, apresentações de artistas locais, e por último, mas não menos importante, um espetáculo com vilas cenográficas que retratam o cotidiano do povo nordestino.