Secretaria espera parecer para oficializar São João de Arapiraca
De apresentações culturais a shows de bandas de forrós tradicionais, Arapiraca reforça o festejo popular, com uma comemoração simbólica: o Arraiá da integração nas comunidades, que, segundo informação da Secretária de Turismo e Cultura do município, Tânia Maria, vai acontecer este ano.
“Estamos esperando uma resposta da procuradoria para abrir o edital e só então saberemos quantas comunidades irão participar e quais as atrações para este ano”, informou a secretária.
A forma de festejar garante a preservação da cultura nordestina, em meio à ascensão das festas juninas mais modernas, promovendo espetáculos e apresentações culturais que remetem a vida peculiar do homem nordestino.
Ela ressalta que o engajamento da população para a organização é um dos critérios fundamentais para a execução do Arraiá e destaca que esse é o diferencial do município no que diz respeito à festa junina, tornando-a um evento direcionado a família.
“O Arraiá das comunidades é a marca principal do nosso São João, porque é um evento mais família, nunca teve registro de violência e todo o recurso investido fica na nossa cidade. As pessoas compram roupas, comidas típicas, vêm de outros municípios e acabam por consumir aqui”, ressaltou a secretária.
O Arraiá integra em torno de 20 comunidades tanto da Zona Rural, quanto da área urbana de Arapiraca, possibilitando um entrosamento dos quatro cantos da cidade para o compartilhamento da mesma festividade. Segundo a secretária
A participação popular resulta na criatividade, responsabilidade e compromisso dos arapiraquenses para o sucesso da realização da festa.
São grupos folclóricos, desfile de carroças de burro, concurso de quadrilhas, arrastão de quadrilhas juninas, apresentações de artistas locais, e por último, mas não menos importante, um espetáculo com vilas cenográficas que retratam o cotidiano do povo nordestino.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
