Alagoas

Comandante vai intensificar ações policiais no bairro Brasília e pede apoio da população

Por 7 Segundos 05/05/2016 18h06
Comandante vai intensificar ações policiais no bairro Brasília e pede apoio da população
Comandante J. Cláudio - Foto: André Rocha / 7 Segundos

Com assaltos constantes no bairro Brasília, em Arapiraca, moradores e comerciantes estão cada vez mais assustados. Depois de um assalto a uma empresa de coxinhas, na tarde desta quinta-feira (5), o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), tenente coronel J. Cláudio disse que vai intensificar as ações da polícia e pediu o apoio da população.

O comandante do 3º BPM afirmou que qualquer prática de roubo ou furto, a vítima precisa registrar o assalto na delegacia e ligar para a Polícia Militar para o 190 ou para o 181, o disque-denúncia.

"A população tem que começar a ter o costume de ser parceira da Polícia Militar e ligar para passar os dados dos criminosos e não precisa se identificar, mas é uma atitude importante e positiva que irá contribuir com o trabalho da polícia", explicou J. Cláudio.

Ele afirmou que a central do disque denúncia funciona em Maceió e por quatro anos a população sempre contribuiu com o serviço para agilizar a ação da polícia na capital. E que em Arapiraca a população deve fazer o mesmo.

J. Cláudio destacou que além do bairro Brasília e outras regiões de Arapiraca o 3º Batalhão de Polícia já começou a reforçar o policiamento nas ruas com a cavalaria no bairro, como também o sobrevoo do helicóptero Falcão e ações ostensivas em que ele próprio já participou e conseguiu prender um homem que desacatou policiais montados.

"Estamos atentos as ações dos criminosos nos bairros e acompanhado nas ruas para chegarmos até eles e prendê-los", disse o comandante do 3º BPM.

Comunidade integrada

O tenente coronel afirmou que a parceria da Polícia Militar com os veículos de comunicação, a exemplo do Portal 7 Segundos, é fundamental para registrar as ocorrências criminosas e encorajar a população a ser uma comunidade integrada econtribuir com o trabalho da polícia para fortalecer a segurança de todos.

"As pessoas precisam ver a Polícia Militar como parceira na segurança pública e no combante à criminalidade. O disque denúncia é uma ferramenta importante e que mantém o sigilo do denunciante, então é preciso que as pessoas liguem e denunciem", informou J. Cláudio.

O comandante aconselhou que as pessoas não reajam aos assaltos e façam tudo para manter a calma durante a situação porque o criminoso pode reagir e até matar.

Sensação de insegurança

Os relatos da falta de insegurança são muitos. O 7 Segundos conversou com o comerciante conhecido por Carlinhos e ele disse que a situação é assustadora. Ele já teve o estabelecimento comercial assaltado e o de amigos também.

O comerciante Carlinho disse que devido aos assaltos os clientes estão sumindo, procurando outros bairros para fazer compras e com isso os proprietários de comércios já estão sentindo o prejuízo financeiro na pele.

Mesmo com câmeras de vídeos instaladas nas lojas, os assaltantes não se intimidam e entram armados para roubar. O empresário soliciou uma ação mais presente da polícia no bairro.

"Estamos vendo a polícia trabalhando, mas que não impede os assaltos que estão acontecendo", disse o comerciante.

Veja, abaixo, o vídeo com a entrevista completa do comerciante Carlinhos: