Cine Rua volta a exibir filmes em jangada para população de rua
O projeto que promove sessões de cinema itinerantes, direcionadas à população em situação de rua de Maceió, o Cine Rua, vai voltar a ser realizado na orla de Pajuçara, a partir desta segunda-feira (09). Repetindo a ação de sucesso que foi realizada no final de 2015, a vela de uma das jangadas – que embelezam as praias da capital – vai voltar a ser usada para projetar o filme.
Realizado pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Cine Rua tem o propósito de fomentar a reflexão e o diálogo entre as pessoas que se encontram em situação de rua. Todas elas também são atendidas pelos demais programas socioassistenciais da Semas e participam das ações de cidadania promovidas dentro do Centro de Referência Para a População em Situação de Rua, o Centro POP.
Conforme explica a coordenadora do Seas, Priscila Guimarães, por meio do projeto, várias pessoas que se encontravam em situações de extrema vulnerabilidade, pelos mais variados locais públicos de Maceió, conseguiram ter acesso aos serviços públicos direcionados a essa população, que ainda não conheciam.
“Além de trabalhar de uma maneira diferente a autoconfiança e a autoestima das famílias que conseguem, através do atendimento do Seas, conhecer seus direitos, a gente consegue sensibilizar novos usuários. O Cine Rua já se mostrou bastante efetivo porque toda a temática abordada nos curtas e longas-metragens também são discutidas durante as oficinas de cidadania, promovidas dentro dos equipamentos da Semas”, destacou Priscila.
O Cine Rua realiza frequentemente edições em praças de Maceió. Desta vez, a edição na orla de Pajuçara vai contar novamente com a projeção na vela de jangada. “Como na orla venta bastante e a projeção fica comprometida, nos inspiramos no projeto Acenda uma Vela, desenvolvido pela organização cultural Ideário, e vamos novamente projetar o filme na vela de uma jangada cedida pelo dono”, reforçou Priscila Guimarães.
O filme que vai ser projetado na vela da jangada é o curta “A Boa Mentira”. Ele conta a história de três homens sudaneses que tiveram a oportunidade de sair do país de origem e conseguiram uma vida melhor nos Estados Unidos. Eles passam a ser acolhidos por uma assistente social e se tornam amigos. A partir deste momento, uma nova visão de mundo começa a ser formada pelo trio.
A exibição vai ter início às 18h, em frente a Pista de Skate, na orla de Pajuçara.
Últimas notícias
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Médico do Hospital Ib Gatto Falcão alerta sobre cuidados para evitar quedas, febre e infecções em crianças nas férias
Avó de Rico Melquiades denuncia violência cometida pelo ex-genro
Poste pega fogo na rua São José, no bairro do Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
