Estudo traça perfil do turista de negócios em evento ocorrido em Maceió
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) apresentou nesta quinta-feira (12) um estudo realizado para identificar o perfil do turista de negócios e congressos de Maceió. O evento aconteceu no hotel Ritz Lagoa da Anta, na Jatiúca.
Como um importante pilar para a economia alagoana, o turismo de negócios é uma alternativa para movimentar o segmento durante a baixa temporada. Com um público exigente, 55% das pessoas que viajam a negócios têm um grau de instrução superior à pós-graduação e gasta uma média de R$ 317 por dia.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, este levantamento de dados serve para que o turismo de negócios seja profissionalizado. “Essa obtenção de informações precisas é fundamental para que todos nós, gestores e trade turístico, tomemos as decisões mais acertadas e eficientes para garantir a vinda desses eventos para Alagoas”, disse o secretário.
A pesquisa revela ainda que 65% desses turistas são do sexo masculino, 39% na faixa etária entre 23 e 36 anos e 16% tem uma renda mensal superior a R$ 20 mil.
“De forma geral, os turistas de negócios têm um bom poder aquisitivo, alto grau de exigência em relação à prestação de serviços e autonomia na decisão sobre sua própria viagem, podendo estender ou não sua estadia na cidade, a depender do que ela tem a lhe oferecer”, explica o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão.
A pesquisa foi encomendada pelo Maceió Convention Bureau & Visitors e pela Secretaria Municipal de Promoção ao Turismo.
Centro de Convenções
O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso é um importante equipamento da Sedetur e é fundamental na atração dos mais variados eventos.
Com um ambiente 100% climatizado, o equipamento comporta eventos para mais de cinco mil participantes. Ao todo, são nove salas temáticas com capacidade que varia de 75 a 500 lugares, um auditório com 464 lugares e um teatro que comporta 1.251 pessoas.