Alagoas

Cirurgias eletivas podem ser suspensas por falta de kit para análise sanguínea

Por 7 Segundos 13/05/2016 18h06
Cirurgias eletivas podem ser suspensas por falta de kit para análise sanguínea
Hemoar - Foto: Internet

Pacientes que estão com cirurgias marcadas em hospitais de Arapiraca e região podem ter as cirurgias eletivas suspensas porque ainda há falta escassez de kit sorológico. Os kits são usados para detectar doenças como por exemplo sífilis, aids, hepatite, entre outras doenças.

Nesta quinta-feira (12) uma paciente que estava internada em um hospital de Arapiraca teve a cirurgia ortopédica suspensa por falta de sangue tipo A. Mas segundo a denúncia que chegou ao Portal 7Segundos não é a falta de doadores ou estoque de sangue que está ocasionando esse cancelamento.

“Fomos informados que há sangue no estoque do Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) mas não há kit sorológico para fazer a análise” informou um familiar da paciente.

O setor dispensação de bolsas sanguíneas do Hemoar confirmou que há poucas bolsas com a tipagem sanguínea disponível para enviar aos hospitais que realizam cirurgias na cidade e região.

“Como há demanda é muito alta e tem baixa reserva em nosso estoque priorizamos para os casos de urgência e emergência”, informou uma funcionária do setor.

Mas após a denúncia da suspensão da cirurgia eletiva da paciente, uma outra funcionária do Hemoar informou que a suspensão da cirurgia foi cancelada. “Já entramos em contato com o setor de ortopedia do hospital e a cirurgia será realizada”, afirmou Rosângela Silva.

Ela disse ainda que tinha recebido uma ligação da Sesau informando que seriam destinados 500 kits sorológicos para fazer a análise do sangue do hemocentro de Arapiraca.

Problema recorrente

O problema da falta de kit sorológico já havia sido denunciado pelo Portal 7Segundos há cerca de duas semanas. A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) havia informado que a falta de kit sorológico era um problema de atraso do fornecedor, já que esse tipo de produto é adquirido no exterior. Mas que o problema seria resolvido.

Como a falta do kit sorológico não foi solucionada completamente, o Portal 7Segundos entrou em contato na manhã desta quinta-feira (12) com a Sesau que informou por meio da assessoria de comunicação que todas as medidas necessárias para que o problema seja resolvido completamente.

Veja, abaixo, a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que está adotando as providências no sentido de restabelecer o fornecimento de kits sorológicos para o Hemocentro regional de Arapiraca (Hemoar) esclarece que a demora ocorreu em razão do material ser importado e ter ocorrido atraso no envio para Alagoas.