Alagoas

Imprensa Oficial lança obra inédita de escritor arapiraquense

Por 7 Segundos com assessoria 14/05/2016 10h10

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança, na próxima terça-feira (17), cinco livros de autores alagoanos, entre eles o arapiraquense Breno Airan. Os títulos foram selecionados pelo Programa de Incentivo à Cultura Literária. A solenidade será na sede da Imprensa Oficial, a partir das 10h, com a presença dos escritores.

Na ocasião, cada um dos cinco autores receberá a cota de exemplares a que tem direito. Haverá ainda um coquetel para recepcionar escritores e convidados.

O edital contemplou 19 concorrentes. Todos serão publicados até outubro. Neste primeiro grupo, além do livro de Breno Airan, saem os trabalhos de Dirceu Lindoso, José Minervino Neto, Fabiana Freitas e Richard Plácido.

Assim como os demais selecionados, eles tiveram suas obras escolhidas por professores e especialistas em Literatura, que avaliaram cerca de cem títulos inscritos no edital público da Imprensa Oficial.

Os Escritores 

Breno Airan é jornalista e mora em Arapiraca. Ligado à música e à cultura pop, ele também destina sua atenção às tradições e regionalismos que fazem parte do universo em que nasceu e cresceu. Meio Chá de Pólvora reúne poemas que o autor escreveu em diferentes fases.

Dirceu Lindoso ostenta uma trajetória consolidada como escritor e pensador brasileiro, com uma vasta obra, reconhecida como referência em estudos de ciências sociais no país. Ele também é poeta e romancista. E foi com um romance – Os Filhos de Ana Rosário – que Lindoso se inscreveu no edital.

Fabiana Freitas é jornalista e trabalha como redatora publicitária. A jovem sempre escreveu pequenos registros do dia a dia, com a preocupação de expressar sua visão das coisas que nos surpreendem. No livro João e seus Ais Miúdos, a escritora estreante brinda os leitores com uma série de brevíssimos poemas sobre um mesmo personagem. Dá o que pensar.

Richard Plácido é poeta e estreia com um livro que alia o trabalho com a linguagem à reflexão sobre a dureza da vida do homem comum. Entre Ratos & Outras Máquinas Orgânicas apresenta uma espécie de painel sombrio do mundo que aí está. Mas o autor, que estuda Literatura na Ufal, não descuida da construção de seus poemas, sempre burilados na régua da melhor tradição, alternando ironia, alguma leveza e muita pancada.

José Minervino Neto é natural de Branquinha, onde reside. Ele escreveu o livro Antes e Depois da Chuva, uma coleção de poemas cujas qualidades são incontáveis. Minervino lança mão do despojamento e da simplicidade para desmontar sentenças e criar imagens inesperadas. A seu modo, e assim como os demais estreantes, surge com uma voz promissora, capaz de renovar a poesia produzida em Alagoas.

SERVIÇO

Lançamento de cinco livros de autores selecionados em edital da Imprensa Oficial Graciliano Ramos
Data: 17 de maio
Horário: 10h
Local: sede da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, na avenida Fernandes Lima, s/n, Farol, Maceió
Informações: 3315-8303