Maceió

Secretaria Municipal de Finanças implanta totem de autoatendimento

Por Redação com assessoria 15/05/2016 11h11
Secretaria Municipal de Finanças implanta totem de autoatendimento
Sede da Secretaria Municipal de Finanças - Foto: Marco Antônio

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SMF), segue trabalhando para melhorar os serviços de atendimento à população. Um totem com dispositivo de autoatendimento foi instalado na sede do órgão para dinamizar e agilizar o atendimento dos contribuintes.

O setor de Atendimento da SMF, localizado na sede do órgão, no Centro de Maceió, recebe um fluxo diário de aproximadamente 600 pessoas. A implantação do equipamento de autoatendimento trouxe uma diversificação das formas de atender, gerando um maior grau de conforto entre os contribuintes, além de permitir a realocação de alguns colaboradores para outras tarefas.

“Nós passamos recentemente por um redesenho organizacional interno para proporcionar melhorias no atendimento ao contribuinte. Ao instalarmos o autoatendimento, conseguimos melhorar o relacionamento com os cidadãos e agilizar os trâmites processuais internos já existentes na Secretaria. Esse equipamento também trouxe uma maior celeridade nas solicitações feitas pelos contribuintes, além de possibilitar a diminuição do tempo de espera médio para atendimento”, destacou o gestor da SMF, Gustavo Novaes.

Todos os serviços da SMF na web (consulta de processos, solicitação de relatórios de pendência cadastral, emissão de notas fiscais e guias de pagamento, certidões e fichas cadastrais BCI e CIC, parcelamentos e demais serviços relacionados ao Imposto Sobre Serviço) estão presentes no totem de autoatendimento.

Gustavo Novaes informou ainda que a SMF deu início à implantação de um serviço piloto de tele-atendimento. “Estamos estabelecendo também um piloto de uma central de tele-atendimento onde os cidadãos vão poder ligar e ter informações gerais e orientações para a solução dos seus problemas. Em breve iremos iniciar a implantação de um sistema de gestão da qualidade do atendimento, com pesquisa de opinião entre os contribuintes”, acrescentou o secretário.

A Secretaria Municipal de Finanças está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O serviço de autoatendimento segue o mesmo horário.