Obras de construção do Centro Pesqueiro avançam em Jaraguá
A construção do Centro Pesqueiro de Jaraguá prossegue em ritmo acelerado. No local, antes era ocupado por entulhos, esgoto a céu aberto e famílias vivendo em condições precárias, ganha depósitos, estaleiros, mercado de peixe, fábrica de gelo e outras estruturas que vão valorizar o trabalho desenvolvido pelos pescadores.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS), executa a obra, que tem previsão de entrega da primeira etapa até o início de julho. O projeto foi elaborado em parceria com os moradores da antiga favela do Jaraguá, que iniciaram a desocupação da área em dezembro de 2015, mas o local só foi integralmente liberado para as obras no início deste ano.
A primeira fase da obra contemplará os depósitos, reservatório de água, fábrica de gelo, pavimentação, área de filetagem e balança, além da área de secagem de peixes, para que os trabalhadores possam retornar ao local com as devidas instalações. O Centro também já possui todo sistema de iluminação instalado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).
“As obras estão dentro do cronograma previsto. A primeira etapa do projeto será entregue até julho, quando a Prefeitura fará a transferência dos trabalhadores da antiga balança de Jaraguá para as novas instalações. Em seguida, serão iniciadas as obras do espaço de lazer ao lado dos galpões e a reurbanização da orla”, informa o secretário Mac Lira, titular da SMHPS.
Estruturas
O Centro Pesqueiro terá depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas – fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e/ou conserto de leme e elétrica para barco e motor para barco, sorveteria e muito mais. Além da estrutura, cerca de 1.000 empregos serão gerados, aquecendo o mercado de trabalho no setor.
Últimas notícias
Lucas Guimarães brinca com dicção de Carlinhos Maia quando mente
[Vídeo] Incêndio atinge duas casas e deixa morador ferido em Arapiraca
Mulher é presa após agredir sobrinho com pedaço de madeira no município de Piranhas
Secretaria de Fazenda tira dúvidas de contribuintes sobre envio de carnês do IPTU 2026
Rute Nezinho ministra palestras sobre combate à violência contra a mulher em instituições de acolhimento
Sindrádio/AL se reúne com direção da TV Asa Branca para tratar de sindicalização e Acordo Coletivo de Trabalho
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
