Estudantes apresentam culinária quilombola em evento gastronômico

Estudantes do 2º período de Gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau, em Maceió, irão promover a 2ª edição do evento Paladares do Brasil, trazendo para o público a culinária quilombola. O evento acontece nos dias 24 e 25 de maio, no bloco que fica localizado na Avenida Sandoval Arrozelas, Ponta Verde.
O Paladares do Brasil que teve sua 1ª edição em novembro de 2015. Ele é planejado e produzido com a necessidade de entender, de forma prática e esclarecedora, o dia a dia de áreas correlatas à gastronomia e, assim, potencializar os conhecimentos adquiridos na graduação dos estudantes participantes.
Na edição anterior o evento contou com a participação de expoentes da gastronomia brasileira e com a circulação diária de cerca de 500 participantes, entre envolvidos na produção, convidados, ouvintes das oficinas e palestras e público da Feira Gastronômica que acontece em paralelo ao evento.
De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia, Aaron Ben Saffer, a 1ª edição do Paladares do Brasil foi muito proveitosa e um grande sucesso, pois contou com a participação maciça dos estudantes que não mediram esforços para que o evento desse certo.
“A equipe foi grande e construiu um evento bonito, movimentado, com diversos tipos de comidas para atrair todo público que foi conhecer a Feira Gastronômica. Esperamos ainda mais sucesso nesta 2ª edição, pois esta traz um diferencial, a culinária quilombola e uma programação repleta de chefs que trarão suas contribuições para os participantes”, disse Saffer.
Haverá um ciclo de palestras e oficinas que irá articular a comunidade acadêmica e a profissional no sentido de experimentar novas formas de produção. Além disso, serão compartilhados conhecimentos através da apresentação de pratos criados por profissionais experientes que servirão de exemplo para estudantes e interessados que buscam adquirir novas técnicas e incrementar, assim, sua formação.
Segundo a professora da disciplina de Gestão e organização de eventos, Alessandra Damacena, que está à frente desse projeto com os estudantes, o Paladares do Brasil trará a cultura da culinária quilombola carregada de rusticidade e de valores históricos.
“Durante o evento, todos irão conhecer as técnicas de produção dessa culinária através do know how de profissionais conceituados, visando a troca de informações entre todos os participantes. É importante não apenas para reconhecer nossas raízes, mas também para compreender a gastronomia moderna, que é recheada de ingredientes étnicos e entremeada de símbolos, sabores e texturas que estimulam os cincos sentidos”, explicou Damacena.
Entendendo a necessidade de preparar o aluno para ser não apenas um técnico capaz de executar suas funções, mas também de contribuir para a construção da cidadania, o ‘Paladares do Brasil´ receberá como entrada 1 (um) quilo de alimento não perecível. O total arrecadado será entregue a instituições de auxílio a pessoas carentes. A entrega será devidamente registrada e divulgada nos espaços de mídia anteriormente especificados em até 10 (dias) do término do evento. Site para inscrições: http://paladaresquilombola.wix.com/paladaresdobrasil.
Programação:
Dia 24/05
16h - Credenciamento
17h - Abertura do evento
18h - Apresentação cultural do Grupo Afro
19h - Finalização do primeiro dia com Mãe Neide e Vânia Araujo
Dia 25/05
Oficinas:
9h às 10h30 - Gil Reis - (Rolinho de inhame)
9h às 10h30 - Aaron Ben Saffer - (Food Fusion)
11h às 13h - Gustavo Gaetta - (Favada)
11h às 12h30 - Sérgio Jucá - (Quilombo Contemporâneo)
13h às 14h30 - Lucas Padilha - (Doces Quilombolas)
14h às 15h - Marco Peixoto
15h às 16h30 - Antonio Mendes - (Galinha de angola com paçoca quilombola)
16h30 às 18h - Tiago Falcão
18h às 19h - Mãe Neide - (Pirão de Parida)
Palestras:
9h - Claudia Puentes - Alimentação de origem africana: das origens a contemporaneidade
10h - Aline Martins (nutricionista) - (Segurança Alimentar)
15h - Genivaldo "Baiano da Acarajé" (Empreendedorismo)
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
