Patente da Apple indica um futuro iPhone que é apenas uma grande tela
Conforme o design dos smartphones evolui, a borda inferior dos iPhones – onde fica o botão home – começa a parecer cada vez mais antiquada. Considerando uma patente publicada recentemente, no entanto, a Apple pode consertar isso retirando toda a moldura.
O conceito, diz o Patently Apple, é chamado “interface homem-máquina para controlar acesso a dispositivos eletrônicos”. O pedido foi feito em março de 2015, e foi aprovado esta semana.
Eis o que diz a patente:
O dispositivo de interface homem-máquina compreende uma tela de aparelho eletrônico que é capaz de apresentar texto gráfico, imagens, ícones e outros dados normalmente mostrados em uma tela, enquanto inclui ainda uma região com sensor de toque de dedo transparente que está posicionada abaixo do aparelho de visualização.
A patente detalha três tipos diferentes de tecnologia que podem funcionar como sensor de impressão digital. Uma delas – o tipo “mais preciso mas menos comum” – é chamado imagem ultrassom, e significa um leitor de digitais incorporado a uma tela.
“Neste tipo de sensor, dois transdutores são posicionados no eixo x e y de uma placa de vidro – um para recepção e um para transmissão – para propagação de ondas ultrassom através de uma placa de vidro; quando os dedos são posicionados em cima do vidro, o dedo interrompe as ondas e o transdutor de recepção consegue medir a alteração nos padrões de onda,” diz a patente.
patente-apple-1
Renderização da tecnologia de ultrassom. (Imagem: USPTO)
Ela diz também que esse tipo de scanner é novo e no geral ainda não foi testado, mas “os resultados iniciais são promissores”.
O Patently Apple também diz que a Apple possui duas outras patentes relacionadas a telas sem borda. E uma aquisição de patentes de impressões digitais da Privaris, uma empresa de leitores de digitais, sugere que a empresa planeja expandir esses conceitos de design.
Um artigo recentemente sugeriu que o iPhone 7 virá sem um botão home, mas isso parece bem improvável, considerando a data da patente – essas coisas podem demorar anos para serem integradas a produtos de consumo. Ainda assim, o fato é que agora a Apple possui ao menos três patentes relacionadas a leitura de digitais, sugerindo que a empresa ainda tem alguns truques na manga.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
