Alagoas vai ofertar Serviço de Transporte Sanitário a usuários do SUS
Os alagoanos passam a contar em breve com o Serviço de Transporte Sanitário (SETS). A novidade é uma iniciativa pioneira no Estado de Alagoas, implantada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que visa ofertar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) um suporte para o deslocamento entre as unidades hospitalares.
De acordo com a gerente estadual de Atenção Pré-Hospitalar, Cristina Calado, além de ofertar mais um serviço à população, a medida visa desafogar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Isso porque, muitas vezes, o Samu é procurado para efetuar um serviço que não é o seu perfil - o transporte interhospitalar.
“Com a implantação do Serviço de Transporte Sanitário, o tempo-resposta para o atendimento efetuado pelo Samu vai reduzir, melhorando assim a assistência ao usuário do SUS”, defendeu Cristina Calado. Ela explicou que o serviço é voltado também ao transporte dos pacientes no momento em que recebem alta, quando esses estão acamados ou com dificuldade de locomoção, não possuindo condições de utilizar o transporte coletivo.
A ambulância do STS/AL vai funcionar com um condutor e um técnico de enfermagem. Inicialmente, o serviço vai contar com quatro ambulâncias e uma equipe com 12 condutores e 12 técnicos de enfermagem. Para o bom fluxo do serviço, a Central Reguladora da Sesau vai controlar as demandas.