Por decreto, Célia Rocha autoriza interdição do trânsito no trajeto da Tocha Olímpica
Arapiraca vai viver um momento único. A passagem da Tocha Olímpica pela cidade no próximo domingo (29). Com transmissão de televisão para o país e o mundo, Arapiraca terá sua imagem vista por milhões de pessoas.
O significado da Tocha Olímpica é o que determinou a prefeita Célia Rocha, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a interditar o trânsito do percurso principal e ruas adjacentes.
A finalidade é proporcionar segurança dos revezadores, da comitiva da Tocha e de toda a população da cidade e região que for presenciar este momento singular na vida de uma cidade, de um país.
A passagem da Tocha Olímpica tem o papel de disseminar os ideias olímpicos com mensagens de esperança para todos os povos. Como também gestos de solidariedade, fraternidade, compreensão, amizade. Tudo isso para promover a paz. A paz na cidade, no país e no mundo.
Quando há guerra entre países e povos, dá-se o cessar fogo com a presença dos Jogos Olímpicos e o percurso da Tocha Olímpica. Daí a importância absoluta a este símbolo de paz e fraternidade entre todos.
"Tudo que possamos fazer ainda é muito pouco para o que a passagem da Tocha Olímpica representará para a nossa Arapiraca. É um orgulho infinito e indescritível. Que todas as famílias se unam neste momento mágico e venham todos juntos conosco ver, aplaudir e se emocionar com este domingo que será inesquecível", declarou Célia Rocha.
Todos os trabalhos, ações e atividades culturais, educacionais e esportivas têm a cooperação de todos os secretários municipais, que estão coordenados pela secretária municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, coordenadora do Comitê Olímpico Local (COL).
"Estamos planejando este momento desde o ano passado e a cooperação de todos e, principalmente, da população é que vai proporcionar esse momento belo em nossas vidas e para a história de Arapiraca em seus 92 anos de emancipação política e desenvolvimento econômico e social", atribuiu Cícera Pinheiro.
Decreto por segurança e organização
A prefeita de Arapiraca determinou por meio do decreto de nº 2.457, de 19 de maio deste ano, a interdição do trânsito nas vias que compõem o trajeto do revezamento da Tocha Olímpica e dá outras providências.
O decreto destaca ainda que Arapiraca irá mostrar atrações culturais durante o percurso da Tocha para o mundo ver e par quem for assistir a este espetáculo, que será conduzido por 29 revezadores, a maioria arapiraquenses.
Desta forma, a prefeita Célia Rocha determina ações de operacionalização de tráfego que deverão ser colocadas em prática no domingo 29, para a promoção de um evento com segurança, fluidez e organização estratégica.
Sendo assim, o parágrafo único do documento estabelece que "fica autorizada a interdição do trânsito entre 5 horas da manhã até o término do evento com a restrição da circulação e estacionamento de veículos de quaisquer naturezas nas vias públicas e adjacentes que recepcionarão o trajeto da Tocha Olímpica".
Ao todo serão dez ruas interditadas no domingo 29, conforme a trajetória da Tocha Olímpica com início pela Rua José Emídio de Lima, seguindo o percurso pelas ruas Expedicionários Brasileiros, 30 de Outubro e Largo Dom Fernando Gomes, na Concatedral.
Serão interditadas ainda as ruas Estudante José de Oliveira Leite, Fernandes Lima, Pio Matos, Manoel de Abreu, Marcelino Magalhães e Delmiro Gouveia, no Parque Ceci Cunha, onde haverá um palco com dimensões de camarote onde será feita uma celebração à Tocha Olímpica.
Em seguida, o comboio segue pelo Bosque das Arapiracas e concluirá o trajeto na Rua Manoel Francisco Cazuza, em frente ao Centro Administrativo, sede do governo municipal de Arapiraca.
O artigo 3º do decreto esclarece que os veículos que estiverem estacionados ou circulando nas áreas fechadas pela prefeitura ficarão sujeitos às medidas administrativas e penalidades descritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
"Em todo esse percurso teremos agentes de trânsito para disciplinar e orientar a população e os visitantes que forem assistir a este momento olímpico em Arapiraca e, acima de tudo, solicitamos a compreensão e a cooperação de todos para que possamos fazer uma passagem histórica da Tocha Olímpica por Arapiraca", pediu Ricardo Teófilo, titular da SMTT.
Feiras livres
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), por meio da secretária Myrka Lúcio, já determinou a mudança das feiras livres das Ruas São Paulo, no bairro Alto do Cruzeiro, e do bairro Jardim Esperança, na antiga Cohab Velha, serão antecipadas para o sábado, dia 28. Mudança estabelecida em consonância com os comerciantes e feirantes locais.
"Essa mudança se justifica em virtude da necessidade de garantirmos uma melhor mobilidade no trajeto da Tocha Olímpica com a chama sagrada das Olimpíadas irá passar e proporcionarmos conforto e segurança à nossa população", disse Myrka Lúcio.
Últimas notícias

Motociclista flagrado arrastando cachorro em Rio Largo é identificado pela Polícia Civil

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Homem despenca de 90 metros de altura com picape, que fica toda destruída, mas ele escapa com ferimentos leves

PF cumpre mandado em Maceió contra comércio de dinheiro falso pelos Correios

Fé ou ostentação? Bíblias de luxo ganham mercado e dividem opiniões

Tardezinha Cultural tem programação especial neste fim de semana em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
