Maceió

Câmara homenageia pediatras com a Comenda Milton Hênio na próxima segunda

Por Redação com assessoria 27/05/2016 13h01

A Câmara de Maceió entrega, na próxima segunda-feira (30), a Comenda Dr. Milton Hênio Netto de Gouveia, em solenidade marcada para as 10h na sede do Poder Legislativo municipal, localizado à Praça Marechal Deodoro, no Centro da capital. Ao todo, 11 personalidades indicadas pelos vereadores serão homenageadas. Esta é a primeira vez que a comenda será entregue e contará com a presença do médico pediatra que dá nome à honraria.

A homenagem é concedida a pessoas, entidades ou instituições, através de seus representantes, que se destacaram no âmbito da medicina pediátrica. “É uma honra para a Câmara conceder a comenda que tem o nome de um dos médicos mais respeitados e reconhecidos de Alagoas, um exemplo de ética e dedicação. Dr. Milton Hênio é uma referência no exercício profissional”, ressalta o vereador Galba Netto (PMDB), autor do Projeto de Lei que instituiu a comenda, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa e transformando em lei, quando de sua promulgação em abril de 2014.

Ainda segundo Galba Netto, será um momento único na história da Câmara de Maceió, porque, além reconhecer o trabalho desenvolvido na área da medicina pediátrica, esta é uma comenda que tem o homenageado principal, aquele que dá nome ao título, ainda vivo. “

Será uma solenidade de muita alegria, com certeza, afinal poderemos todos e principalmente o Dr. Milton Hênio, vivenciar o reconhecimento de toda a sociedade a tudo que ele realizou e a todos os serviços prestados não só à sociedade maceioense, como alagoana e brasileira”, afirma o parlamentar, destacando ainda o vasto currículo profissional, que inclui além das atividades profissionais, diversas publicações especializadas.

Filho de Antonio Calmon e Heloísa Gouveia, Milton Hênio Netto Gouveia nasceu em Maceió em 6 de maio de 1937. Cursou o primário e o científico no Colégio Guido Fontgalland (1943 – 1955) e o curso superior na Faculdade de Medicina na Universidade de Alagoas (1957 a 1962). Fez estágio na Casa de Saúde e Maternidade Paulo Neto, Hospital da Polícia Militar de Alagoas, Hospital de Pronto Socorro de Maceió e Hospital Infantil de Maceió. Cursou ainda especializações em instituições brasileiras.

Entre os títulos honoríficos, ele é membro da Associação Médica Brasileira, membro da Sociedade Médica de Alagoas, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, membro da Sociedade de Pediatria de Alagoas, membro da Academia Americana de Pediatria, membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, membro da Associação Alagoana de Imprensa, membro Efetivo do Instituto Histórico de Alagoas, membro da Academia Alagoana de Medicina, membro da Academia Alagoana de Letras, membro da Academia Brasileira de Pediatria e foi presidente da Academia Alagoana de Medicina.

Confira a lista de homenageados e respectivos propositores:

Vereador Galba Netto: Mário Célio de Lima Freire e Divanise Suruagy Correia;

Vereador Guilherme Soares: Claudio Rodrigues Soriano e Luciano Agra Tenório;

Vereador Eduardo Canuto: Sérgio Marinho de Gusmão Canuto e José Wanderley Neto;

Vereador Silvânio Barbosa: Braulio de Freitas Cavalcante Junior e Paulo Sérgio Moreira;

Vereador José Márcio: Ednar Cerqueira Bomfim

Vereador Luiz Carlos: Angela Maria Miranda e Ena Saldanha de Omena.