Fundação de Bill Gates quer combater o vírus zika usando mosquitos com DSTs
A Bill & Melinda Gates Foundation tem um novo alvo: os mosquitos Aedes aegypti, que transmitem o vírus zika e da dengue, entre outras doenças. E, para enfrentá-los, a ideia é usar mosquitos infectados com doenças sexualmente transmissíveis.
Bill Gates se envolve em filantropia desde antes de se aposentar da Microsoft, e depois da sua saída da empresa que ajudou a fundar as coisas ficaram mais ousadas, além de certa vez ter até bebido água extraída de cocô. A Gates Foundation já financiou camisinhas feitas com o mesmo material das lentes de contato e quer colocar chips contraceptivos em mulheres. As causas são sempre nobres, e, se a abordagem aqui não é bizarra como em outros casos, ao menos o que motiva a fundação continua sendo algo positivo para o mundo.
Durante o Code Conference, realizado pelo Recode nos EUA, Susan Desmond-Hellman, CEO da Bill & Melinda Gates Foundation, falou um pouco sobre um kit que a fundação está financiando que contém ovos de mosquitos infectados com uma bactéria. Quando esses insetos nascerem e tiverem suas crias, essa nova geração de mosquitos não será capaz de transmitir doenças como o vírus zika.
Na verdade, faz ao menos oito anos que a fundação financia pesquisas feitas por cientistas australianos para combater a dengue – eles só vão agora expandir os esforços para o vírus zika. “O zika não estava na lista de ninguém”, explicou Desmond-Hellman, lembrando que, por mais que o vírus seja conhecido há décadas, não houve muito esforço para estudá-lo e pará-lo até o recente surto que começou aqui no Brasil.
E também não é a primeira vez que cientistas combatem fogo com fogo – ou melhor, mosquito com mosquito. Também em iniciativas de combate à dengue, mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados foram soltos em Piracicaba, no interior de São Paulo, no ano passado com o mesmo conceito por trás: uma larva mutante do inseto impedia que novas larvas se desenvolvessem até a fase adulta.
Últimas notícias
Jovem é preso em flagrante acusado de tráfico de drogas em Messias
Governo de Alagoas estabelece calendário de pagamento de servidores públicos em 2026
PM descobre drogas enterradas no Sertão e apreende arma de fogo em Porto Real do Colégio
Prefeitura de Porto Calvo promove Jornada Pedagógica 2026
IML aponta afogamento como causa da morte de jovem em barragem em Campo Alegre
Advogada afirma ter recebido informação sobre possível esconderijo de Vitinho e promete acionar a Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
