Agreste

Sessão da Câmara aprova projetos e requerimentos

Por Claudio Roberto 08/06/2016 07h07
Sessão da Câmara aprova projetos e requerimentos
- Foto: Claudio Roberto

Durante a sessão da Câmara Municipal de Arapiraca realizada nessa terça-feira (7) foi aprovado requerimento do vereador Edvanio do Zé Baixinho, solicitando da prefeita Célia Rocha, encaminhar à Câmara Municipal de Arapiraca, projeto de lei, instituindo a regulamentação de estádio no município, e o Programa de Parceria entre o município, empresas e estudantes no âmbito do setor público e privado, para empresas de qualquer natureza ou profissional autônomo direto ou indireto.

Em sua justificativa, Edvanio do Zé Baixinho, salientou que muitos estudantes ao concluírem seus cursos não conseguem empregos, onde muitos são obrigados a deixarem a cidade e acredita muito na sensibilidade da prefeita Célia Rocha, para enviar o projeto ao poder legislativo.

Também foi aprovado requerimento da vereadora Gilvania Barros, solicitando a prefeita Célia Rocha e ao secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, para que mensalmente seja doada ração para Associação Humanitária de Proteção aos Animais de Rua.

Em sua justificativa, Gilvania Barros, disse que a entidade cuida de aproximadamente 260 animais e que mensalmente, são consumidos cerca de mil quilos de ração.

Ela lembra ainda, que a entidade é de utilidade pública e tem como finalidade, cuidar de animais de rua de forma efetiva e diária, contribuindo diretamente com o trabalho do Centro de Zoonoses de Arapiraca.

O vereador Fábio Rogério, solicitou a construção de um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) na comunidade do Brisa do Lago.

De acordo como vereador, algumas comunidades que encontram dificuldades de transportes, poderiam ser beneficiadas com a construção desse Caps, que muito iria contribuir como serviço de saúde.

A vereadora Aurélia Fernandes, lamentou a seleção através de edital, do processo seletivo simplificado para selecionar candidatos para as funções de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, exigida pelo Ministério Público Estadual.

Ela afirmou, que em apenas dois dias, como exige o Ministério Público Estadual, não é o tempo o suficiente para inscrever os mais de mil que iriam procurar a administração municipal para tal finalidade.

Por sua vez, o vereador Josias Albuquerque, lembrou do grande número de pessoas com dengue e Zica e que esse número de profissionais não poderá ser reduzido e pediu uma maior atenção por parte da secretaria municipal de Saúde nesse sentido.

Josias Albuquerque destacou o papel dos profissionais na vida da população, especialmente os que necessitam dos serviços do SUS, onde os agentes de saúde e de endemias estão preparados para orientar as pessoas de como evitar certas doenças.

Ele alertou, que Arapiraca já enfrenta o período da chuva e que é preciso uma atenção maior para os agentes de agente de saúde e de endemias.

As palavras do vereador Josias Albuquerque, foram reforçadas pelo vereador Moisés Machado, ao afirmar que os vereadores lutam para que os agentes de saúde e de endemias, que cobrem cerca de 90% do setor de saúde do município, atinjam ao patamar de 100 por cento.

Para Moisés Machado, a preocupação da Câmara Municipal é grande com relação ao processo seletivo, principalmente porque quem saíra perdendo com isso, é a própria população, que terá os serviços reduzidos.

A Professora Graça apresentou Voto de Pesar pelo falecimento na semana passada, do empresário da comunicação, o palmeirense Gileno Sampaio.

Em sua justificativa, a vereadora lembrou em que meados de 1973, quando ao lado de outra colega, Maria Ângela, foram selecionadas para a Seleção Alagoana de Handbol, recebeu o patrocínio do empresário, que muito contribuiu para o crescimento de sua atividade esportiva.

Ela também disse ainda, que não apenas na comunicação ele foi importante, mas em vários segmentos do estado, principalmente na política, onde o seu irmão, Juca Sampaio, foi o vice-governador do então governador de Alagoas, Ronaldo Lessa e que nunca vai esquecer a sua participação em sua vida.