Slum realiza abordagem a carroceiros e orienta sobre descarte adequado de resíduos
Atividades fazem parte do programa ?Descarte Legal?; iniciativa é baseada em ações operacionais
O combate ao descarte inadequado de resíduos em vias públicas da capital foi reforçado pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) a partir do lançamento da campanha Descarte Legal. A iniciativa é baseada em ações operacionais, como a coleta de lixo volumoso durante os mutirões de limpeza e em trabalhos de educação ambiental e fiscalização. Seguindo esta linha, o órgão realizou nesta terça-feira (7) uma abordagem a carroceiros que trabalham nos bairros próximos ao Ecoponto, que fica situado na Ponta da Terra.
Segundo o superintendente da Slum, David Maia, o objetivo da ação foi reforçar a orientação aos carroceiros sobre o descarte adequado de resíduos com que normalmente eles trabalham, como metralha da construção civil, mas que nem sempre fazem a destinação correta ao Ecoponto e descartam em vias públicas, gerando os chamados pontos de lixo crônicos. Durante a ação, que foi acompanhada por equipes da Guarda Municipal e do Centro de Zoonoses, o gestor destacou a importância da campanha Descarte Legal.
“É preciso lembrar sempre que a coleta do lixo domiciliar funciona regularmente, dia a dia, em todos os bairros. Lançamos a campanha Descarte Legal inicialmente com a coleta do lixo volumoso, que normalmente é jogado em vias públicas, e agora estamos reforçando a educação ambiental e a fiscalização para evitar os pontos de lixo. Vamos lembrar aos cidadãos de que o lixo só deve ser colocado na porta de casa no dia correto da coleta e não jogado nas áreas verdes, terrenos baldios ou campos. A limpeza funciona, mas é preciso que cada um também colabore”, afirmou David Maia.
A ação desta terça-feira (7) foi iniciada no bairro Jatiúca e seguiu por Pajuçara, Ponta da Terra e Jaraguá. Em todas as abordagens, a equipe da Slum reforçou a importância do descarte adequado e orientou os carroceiros sobre a utilização do Ecoponto. Técnicos do Centro de Zoonoses também orientaram os trabalhadores em relação aos cuidados com os animais e verificaram se havia situação de maus tratos aos animais, mas nenhuma situação foi registrada durante o trabalho, que durou toda a manhã.
“A população desta região deve ter conhecimento e utilizar o Ecoponto, que fica na Rua Campos Teixeira. A utilização é gratuita, o equipamento recebe resíduos de segunda a sexta-feira, em horário comercial, mas o limite é de até um metro cúbico por cidadão. Estamos buscando outras áreas na cidade para expandir o Ecoponto, um projeto pioneiro de sucesso, e a nossa meta é chegar a 10 equipamentos deste tipo em toda a cidade até o final do ano”, orientou David Maia.
Descarte legal
Sobre a campanha Descarte Legal, o superintendente comentou que a próxima etapa deve ser a implantação do atendimento por telefone para solicitações de descarte do lixo volumoso. “O prefeito Rui Palmeira é muito claro em suas cobranças sobre a limpeza e determinou a ampliação das iniciativas nos bairros. Deveremos agora lançar o atendimento por um número em que o cidadão poderá ligar e solicitar a coleta do seu lixo volumoso, como móveis velhos ou eletrodomésticos”, explicou o gestor.
Segundo David, a medida vai ser planejada em uma rota de coleta específica para esta finalidade e seguirá o modelo já testado com sucesso em locais como o Rio de Janeiro, Goiania e São Paulo. “É uma ação simples que vai percorrer ruas de acordo com as solicitações, que serão listadas em uma rota. É algo que ainda será planejado, mas que acreditamos ser uma medida eficaz e mais econômica, já que todos os dias utilizamos máquinas para retirar o lixo jogado em pontos degradados pelo descarte inadequado”, completou.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
