Maceió

Prefeitura de Maceió instala lonas de proteção em barreiras

Ação é preventiva e tem o objetivo de evitar incidentes durante o período chuvoso mais denso

Por Redação com assessoria 08/06/2016 18h06
Prefeitura de Maceió instala lonas de proteção em barreiras
- Foto: Lucas Alcântara / Ascom - Slum

As ações da Operação Inverno continuam em regiões da capital. Nesta semana, a Prefeitura está realizando a instalação de lonas plásticas de proteção nas encostas e barreiras, cujo trabalho vem sendo conduzido pela Coordenadoria de Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). A ação é preventiva e tem o objetivo de evitar incidentes durante o período chuvoso mais denso.

De acordo com o titular da Comdec, Dinário Lemos, oito pontos na região do Mutange já receberam a ação nesta semana. Foram colocados aproximadamente 800 metros de lona plástica em áreas com barreiras para proteger imóveis situados em encostas. O coordenador da Defesa Civil explica ainda que, assim como no ano passado, devem ser colocados cerca de quatro mil metros de lona nos pontos considerados de risco.

“Esta é uma medida preventiva e que evita o deslizamento do barro, protegendo residências construídas em encostas. O trabalho segue a proposta da Operação Inverno, que reúne diversos órgãos da Prefeitura de Maceió em ações amplas que têm o objetivo de prevenir incidentes durante toda a quadra chuvosa, sobretudo no período mais denso”, destacou Diário Lemos.

No Mutange, a população reconhece a importância da ação, conforme ressalta a presidente da associação dos moradores da região, Josinalda Garcia de Souza. “Em anos em que a gente não contava com este trabalho, já teve morador que perdeu móveis e foi prejudicado porque o barro entrou por toda a casa. Agora, sentimos mais segurança, já que a lona evita o deslizamento, protege a barreira”, afirmou a liderança.

Operação Inverno

As ações da Operação inverno têm a finalidade de reduzir o risco de desastres e transtornos durante o período chuvoso. O trabalho preventivo começou há mais de dois meses e conta com a recuperação de escadarias, contenção de encostas e drenagem de águas pluviais. Além disso, a Defesa Civil, que coordena a Operação, iniciou a distribuição do Plano de Contingência, uma publicação com informações sobre a atuação do órgão na capital alagoana.

Além do Mutange, também foram contempladas recentemente a Grota do Rafael, a Grota do Cigano, a Grota Santa Helena, a Grota da Iraci, o Vale do Reginaldo, o Bebedouro, o Alto da Alegria, o Santos Dumont e o Farol.

Recentemente, atendendo às solicitações da comunidade do Mutange, uma obra emergencial de drenagem foi realizada em uma galeria que cedeu devido às chuvas que caíram na cidade. Além disso, a localidade vem recebendo melhorias com obras de infraestrutura, como a construção de escadarias e contenção de barreiras.

A Operação Inverno é realizada pela Comdec, em parceria com as Secretarias Municipais de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), Assistência Social (Semas) e Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), além da Slum e da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima). Todas as obras que foram ou estão sendo viabilizadas são feitas com recursos próprios do Município, por meio da arrecadação de tributos como o IPTU e a Taxa de Licença e Fiscalização para Localização, Instalação e Funcionamento (TLFLIF).