Jovens são os que mais sofrem com desemprego no país, aponta pesquisa
Nos últimos sete trimestres, a economia brasileira viveu período de grave recessão e já acumula uma queda de mais de 7%, com forte impacto no mercado de de trabalho. Um levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), dvivulgado nesta sexta-feira (10) mostra que a população mais afetada pelo desemprego é a de jovens com idade entre 14 e 24 anos. Para este grupo, a taxa de desemprego que era de 15,25%, no quarto trimestre de 2015, passou para 26,36%, no primeiro trimestre de 2016, alta de 73%.
A taxa geral de desemprego é de 11,2% para o primeiro trimetre deste ano, ou seja, para os mais jovens o índice de desemprego é o dobro do que para o restante de população.
Já a redução do rendimento salarial foi maior para a parcela dos trabalhadores que recebem menos de um salário mínimo. Para estes, a redução do salário chegou a mais de 10% nos últimos 12 meses. A queda generalizada de rendimentos e na ocupação resultou em uma massa salarial de R$ 173 bilhões entre fevereiro e abril deste ano, mesmo patamar que se encontrava há três anos.
O estudo foi organizado pelo Gecon (Grupo de Estudos de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas), do Ipea, com dados Ministério do Trabalho e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
Entre abril de 2015 e março de 2016, foram encerrados 1,88 milhões de postos de trabalhos formais, que representa mais de 250 mil vagas a mais que o acumulado no ano de 2015. Em abril de 2016, foram fechados mais de 62 mil postos formais.
O saldo negativo de vagas em abril marcou o 13º mês consecutivo com quedas no estoque de ocupações formais, sendo que desde o início da crise em outubro de 2014, já se acumula o encerramento de mais de 2,58 milhões de vagas com carteira de trabalho assinada. Os setores que mais contribuíram para essa deterioração foram a indústria, os serviços e comércio.
Últimas notícias
Teoria sobre relações com colegas de trabalho viraliza; entenda
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
Perdeu a pose: guarda não resiste a cão pedindo carinho
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Projeto que proíbe Prefeitura de Maceió de adquirir produtos do MST avança na Câmara
Levantamento do Ibrape destaca prefeita Ceci entre as favoritas ao cargo de deputada estadual
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
