Alagoas

Prefeitura realiza aula inaugural do 1º Curso de Iniciação à Astronomia no Planetário de Arapiraca

Por 7 Segundos com assessoria 12/06/2016 06h06

O Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca realiza sonhos. Considerado um dos mais importantes do país e reconhecido pela Nasa - Agência Espacial dos Estados Unidos - deu início na tarde de sábado (11), a aula inaugural do 1º Curso de Iniciação à Astronomia para 85 alunos entre estudantes e professores apaixonados pelo Sistema Solar.

A ideia se tornou realidade por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Clube de Astronomia Eclipse de Arapiraca e com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEEAL).

Os alunos da Turma Júpter foram recepcionados pela secretária municipal de Educação, Maria Gorete, pela diretora do Planetário, Janice Gomes e a equipe de professores planetários.

A professora Kátia Bezerra representou a Uneal e o professor Romualdo Arthur Alencar Caldas o CEEAL. Ele proferiu a aula inaugural com o tema "A História da Astronomia".

Com 34 anos de docência, a secretária de Educação de Arapiraca, Maria Gorete, destacou a importância da instalação do Planetário Municipal para o desenvolvimento educacional da cidade e de Alagoas e que tem a finalidade de promover o conhecimento da ciência.

"Esse é um momento muito importante para Arapiraca porque a prefeitura está realizando o 1º Curso de Astronomia que irá promover a troca de saberes entre professores e alunos e servirá de reflexão para o ensino e também para o desenvolvimento educacional do nosso estado", ressaltou Maria Gorete.

A secretária frisou, ainda, que o curso terá uma dimensão científica, filosófica e religiosa importante para todos.

Com início neste sábado (11), o curso será realizado até o dia 9 de julho, no período das 15h às 19h. Além da formação teórica, os alunos terão aulas práticas que serão realizadas na cúpula do Planetário e em observações, através de telescópios.

Professores planetaristas

A diretora e professora do Planetário Municipal e Casa da Ciência apresentou a equipe que trabalha no espaço, além dos professores planetaristas e profissionais da Astronomia, a exemplo dos colaboradores Jhonatan David e do professor José Edson Cavalcante do Clube de Astronomia Eclipse de Arapiraca.

Janice Gomes definiu o primeiro encontro como "um momento ousado e que marcará a história do Planetário de Arapiraca". Ela destacou o apoio da prefeitura, instituições parceiras e o empenho de todos os membros do Planetário Municipal.

"O Planetário de Arapiraca tem tecnologia digital em um espaço confortável que promove o desenvolvimento da ciência e fortalece os rumos educacionais de Alagoas", afirmou Janice Gomes.

A professora de Geografia, Maria Lucindo, 36 anos, da Escola Municipal José Rodrigues Filho, da cidade de Lagoa da Canoa, estava ansiosa pelo curso.

"Vou obter mais conhecimento sobre o universo e com isso irei melhorar o meu desempenho em sala de aula para proporcionar aos alunos uma visão científica sobre a Astronomia", disse ela.

Já o estudante do Ensino Médio Lucas Vinícius Leite Cruz, 16 anos, que é fascinado pelo Sistema Solar a oportunidade chegou na hora certa.

"Quero estudar mais sobre o universo e este Planetário é um espaço muito importante que tem em nossa cidade e ser referência no país e no mundo me deixa muito orgulhoso de ser arapiraquense", relatou o estudante.