Estudantes alagoanos lançam aplicativo de celular voltado à orientação vocacional
Será lançado nesta quinta-feira (16), em Limoeiro de Anadia, um aplicativo para celular voltado à orientação vocacional de adolescentes. A ferramenta, denominada Informação ao Seu Alcance (ISA), tem como objetivo nortear os usuários sobre as áreas e cursos superiores nas quais eles mais se identificam.
O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente em qualquer aparelho celular com Android, foi desenvolvido por seis universitários da cidade de Limoeiro de Anadia, estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Matemática, Pedagogia e Psicologia.
Foram quatro meses para o projeto do aplicativo tornar-se realidade. A ideia de criar o ISA surgiu a partir da existência de um grupo na rede social Facebook, com cerca de mil usuários, em sua maioria estudantes do Ensino Médio e do Nível Superior, que utilizam o espaço para trocarem experiências sobre as mais variadas áreas acadêmicas.
“Ao percebermos que havia muitas dúvidas e incertezas dos jovens quanto a escolha da profissão resolvemos criar o ISA, que proporcionará uma contribuição importante nesta escolha”, frisou Gabriel Paulino, programador de informática e um dos desenvolvedores do aplicativo.
Navegando pelo ISA, o usuário responde perguntas e automaticamente recebe pontuações, que o norteiam sobre as áreas que mais o identificam. O aplicativo ainda divulga o ranking dos que mais se destacaram em cada área e permite que usuários escolham proponham desafio a um ou vários amigos em determinada área.
O LANÇAMENTO
O aplicativo ISA será lançado nesta quinta-feira (16) a partir das 8 horas na quadra poliesportiva de Limoeiro de Anadia. A solenidade de lançamento terá o total apoio da Prefeitura e contará com palestras motivacionais e uma Feira de Conhecimento, onde treze especialistas ministrarão palestras de forma simultânea em ambientes distintos no próprio local.
PROJETOS FUTUROS
Ainda de acordo com Gabriel Paulino, a expectativa é que até o final deste mês o aplicativo tenha mil usuários cadastrados. Já para o final do ano o projeto do grupo é lançar o aplicativo ISA na versão 2.0, que irá beneficiar, principalmente, os professores.
Na nova versão os professores poderão comprar a licença e criar salas de aula virtuais, onde poderão ser aplicadas provas e trabalhos. O aluno responderá as questões no próprio aplicativo, que automaticamente dará a nota.