Maceió

Hospital Helvio Auto tratará gestantes com zika vírus e chikungunya

Pacientes serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde para tratamento ambulatorial no hospital

Por Redação com assessoria 16/06/2016 10h10
Hospital Helvio Auto tratará gestantes com zika vírus e chikungunya

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) fechou uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió para atender gestantes encaminhadas com doenças passíveis de transmissão ao feto como zika vírus, chikungunya, citomegalovírus, toxoplasmose entre outras.

O atendimento será realizado todas às sextas-feiras nos consultórios do SAE - HEHA. As gestantes serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A cada sexta-feira serão disponibilizadas oito vagas para consulta e acompanhamento.

Gestantes com sífilis
Além de zika, chikungunya, citomegalovírus e toxoplasmose, também serão atendidas no SAE gestantes com sífilis. Serão mais oito vagas disponibilizadas somente para esta patologia.

“Apesar de não fazer parte da atenção especializada, vamos atender as gestantes diagnosticadas com sífilis, já que também pode haver transmissão ao bebê”, explicou a infectologista Mardjane Alves.

Mesmo com o atendimento ambulatorial voltado para tratamento das doenças infecciosas de transmissão ao feto, a gestante deve continuar com o acompanhamento pré-natal disponibilizado na Rede de Atenção Básica à Saúde.

Parceria com a Unifesp
Ao mesmo tempo em que realiza o tratamento de grávidas com doenças infecciosas, o Hospital Helvio Auto, em parceria com Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), fará pesquisa a respeito do desenvolvimento do zika vírus em mulheres grávidas.
 Por meio deste trabalho em conjunto, a Unifesp viabilizará kits para exames e os dados serão enviados pelos técnicos do Helvio Auto.