Eletrobras fiscaliza empresas de internet que utilizam postes de forma irregular
A Eletrobras, empresa responsável pela distribuição de energia no estado de Alagoas, está realizando contantes fiscalizações contra operadoras de internet que estão utilizando postes de energia elétrica de maneira irregular.
Segundo um levantamento realizado pela empresa, cerca de 20 quilômetros de cabos de fibra ótica estão instalados de forma clandestina. Por conta desse tipo de irregularidade, a Eletrobras tem uma perda líquida de aproximadamente R$8 milhões por ano. Se esse recurso financeiro fosse arrecadado, poderia ser investido para aumentar a qualidade e confiabilidade do sistema elétrico.
Em entrevista a rádios da cidade de Arapiraca, o representante do escritório da Eletrobras no município, Juciel Ferreira, falou sobre a importância dessa fiscalização.
Segundo ele, para utilizar o poste, é preciso que haja um contrato entre a Distribuidora e a empresa solicitante, mas esse documento só é finalizado quando há um estudo prévio de viabilidade técnica, onde será verificado se o poste suportará o compartilhamento da estrutura.
"O uso indevido dos postes ameaça a segurança da população, pois se a estrutura de concreto não resistir a grande quantidade de cabos, a fiação pode romper e há risco de tombamento do poste", explicou.
A operação "Gato Net" começou a ser realizada no final de março na cidade de São Miguel dos Campos, mas percorrerá municípios de todo o estado.
Os cabos clandestinos serão recolhidos e só serão devolvidos para os responsáveis que procurarem a Eletrobras para reaver o materia, mediante aresentação de documentos que comprove a propriedade.
A operação tem o objetivo de cumprir com as normas regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações.
Antes de implantar os cabos, as empresas de telecomunicação devem, primeiramente, submeter projeto técnico para a Eletrobras.
Ainda segundo a assessoria de comunicação da empresa, o projeto de compartilhamento deverá atender às normas técnicas quanto à faixa de ocupação, diâmetro do conjunto de cabos; distância de segurança entre a rede elétrica e a de telecomunicação em relação ao solo; disposição de reserva dos cabos e segurança da população.
Últimas notícias
Celina Leão recebeu Michelle em aeroporto após prisão de Bolsonaro
Caiado é internado após arritmia cardíaca e passará por ablação
Flávio pede que apoiadores evitem PF e vão a vigília por Bolsonaro
Após 25 dias internado, morre quinto policial baleado em megaoperação no RJ
Homem armado e encapuzado invade cemitério e rouba moto de vigilante em Delmiro Gouveia
Homem é preso após tentar matar desafeto em via pública de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
