Cultura

Nova geração garante tradição da quadrilha Canarraiá no Agreste

Por 7 Segundos 21/06/2016 07h07
Nova geração garante tradição da quadrilha Canarraiá no Agreste

O sonho de poder participar de uma das quadrilhas mais tradicionais de Arapiraca começou a ser realizado mais cedo para quarenta crianças do bairro Canafístula. A maioria delas, entre 7 e 12 anos, está integrando a quadrilha Canarraiá Kids. Um projeto inovador e que concede a esse grupo o título de primeira quadrilha infantil de Arapiraca.

A frente desse projeto inovador na cidade estão os integrantes Canarraiá, Wellington Magalhães, Damião Teixeira e Priscila Santos, estes dois últimos responsáveis pela coreografia e figurino, respectivamente.

De acordo com Wellington Magalhães a quadrilha mirim é estilizada e os ensaios iniciaram há quase dois meses. “Boa parte das crianças cresceu acompanhando os pais nos ensaios e apresentações da Canarraiá adulta e agora são eles que vão representar a cultura da Canafístula nos festejos juninos desse ano. É muito emocionante”, afirmou Wellington.

Ele ressaltou que a quadrilha Canarraiá não acabou. Apenas não foi possível arrecadar recursos esse ano para as despesas com figurino dos integrantes. “Fizemos bingos e uma série de atividades com o objetivo de conseguir recursos mas não foi suficiente. Mas no próximo ano voltaremos mais estruturados”, informou.

Já que não foi possível arcar com as despesas da quadrilha adulta a diretoria da Canarraiá decidiu investir o que foi arrecadado na quadrilha mirim. Foi formada uma comissão de pais para acompanhar e dar todo o suporte às crianças durante os ensaios e apresentações.

A comissão é coordenada por Angélica Lopes, que além de ajudar com o trabalho infantil também busca patrocínio e parcerias para manter esse projeto em desenvolvimento.

A Canarraiá Kids vai realizar a primeira apresentação da coreografia nesta terça (21) na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arapiraca, a partir das 16h.

Nos dias 24 e 28 de Junho é a vez da comunidade de Canafístula prestigiar os próprios talentos mirins dessa nova geração de “canarraieros” de Arapiraca.