Prefeito de Maceió entrega cadeiras motorizadas a usuários da Adefal
Uma manhã dedicada ao fortalecimento da cidadania e qualidade de vida do cidadão com deficiência. O prefeito Rui Palmeira participou, nesta segunda-feira (27), da entrega de 30 cadeiras de roda motorizadas para usuários da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).
Os equipamentos, que vão beneficiar pessoas de baixa renda, foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde (MS), por meio do intermédio da Secretaria Municipal de saúde (SMS) da Prefeitura de Maceió.
“Mais do que uma cadeira, vocês estão recebendo cidadania e qualidade de vida”, disse o prefeito aos que estavam recebendo os equipamentos. Rui Palmeira também citou as ações que a gestão municipal vem desenvolvendo para melhorar a mobilidade das pessoas com deficiência.
“Temos nos empenhado desde 2013 e já promovemos importantes ações voltadas para esta comunidade. Entregamos novos veículos para transporte realizado pelas instituições que atendem a este público. Também temos equipado os ônibus urbanos como parte da licitação. Serão 150 ônibus adaptados com elevador e duas vagas para deficientes até o final do ano. Mensalmente, temos o projeto Praia Acessível, que acontece uma vez no mês, que também é uma conquista”, pontuou.
José Thomaz Nonô, secretário municipal de Saúde, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Adefal e destacou: “Estivemos recentemente aqui, entregamos 52 cadeiras e hoje entregamos mais 30. Muitos não têm ideia do que isso significa. Poder se deslocar sozinho para onde quiser é um benefício cujo valor é inestimável. A partir de hoje, mais 30 pessoas terão esse tipo de independência e de cidadania”.
Cada cadeira atende às particularidades de quem a recebe. Altura do encosto e do braço, profundidade e largura do assento. As configurações e comandos são de acordo com a patologia do respectivo paciente.
Gabriel Ferreira tem 69 anos e há cinco precisa se locomover utilizando cadeira de rodas. A que ele usa atualmente é emprestada e já está bastante desgastada. “Essa conquista é uma maravilha. Estou realizando um sonho de muito tempo. Agora tenho uma cadeira motorizada. Uma pessoa que recebe um salário mínimo nunca poderia adquirir uma cadeira dessas. Eu estou muito feliz”, disse emocionado.
Avanços da política de acessibilidade
O vereador Luís Carlos Santana, que já foi presidente da Adefal, também participou da solenidade. “Quero agradecer ao prefeito que tem nos ajudado e tem feito o melhor. Ele tem nos atendido e nos ouvido apesar de todas as dificuldades. Dentro das ações da licitação do transporte público, a Prefeitura atendeu o que pleiteamos nas audiências publicas que é a questão da acessibilidade nos ônibus. São poucas capitais e cidades no país que atendem aos deficientes físicos desta forma. Temos avançado bastante”, disse o vereador que também agradeceu pelas ações de pavimentação e iluminação na rua Clementino do Monte, onde está localizada a sede da Adefal.
“Todo o estado recorre às instituições de Maceió e nós ficamos gratos por isto. A Adefal tem essa missão de atender e defender os direitos da pessoa com deficiência”, complementou João Ferreira, presidente da Adefal.
Últimas notícias
Mulher recusa dar dinheiro para marido comprar drogas e sofre violência em Maceió
Defesa Civil de Maceió inicia planejamento para enfrentar as chuvas do ano que vem
Defesa recorre a Collor para que Bolsonaro possa cumprir prisão domiciliar
Homem é preso em Maceió com submetralhadora e drogas dentro de casa na parte alta de Maceió
Corpo carbonizado é encontrado em área pertencente a usina em Rio Largo
Homens brigam em frente ao Cisp de Palmeira dos Índios e são encaminhados para atendimento médico
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
