Secretaria lança Atlas de Bioenergia de Alagoas em parceria com a Ufal
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo disponibilizou, nesta quinta-feira (30), no site da Sedetur, o Atlas de Bioenergia de Alagoas. O trabalho é uma iniciativa do Governo do Estado e seu Conselho de Política Energética (Cepe), por meio da Sedetur, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os mapas contidos no Atlas são referentes ao potencial de geração de energia, por microrregião alagoana, de biomassa residual sólida (amendoim, arroz, coco, eucalipto, gramíneas forrageiras, feijão, mandioca, milho e resíduos de cana-de-açúcar) e biomassa residual líquida (laticínios, casas de farinha, matadouros e produção de etanol).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Helder Lima, o Atlas de Bioenergia serve de ponto de partida para o estímulo de novas pesquisas e investimentos para a geração de energia renovável no Estado. “Precisamos investir em alternativas energéticas limpas e eficientes, que possam estender seus benefícios para outras áreas. O desenvolvimento de tecnologias e processos de produção de energia a partir da biomassa se revela uma opção eficiente, integradora e com imenso potencial de realização”, afirmou o secretário.
Diversificação
No Brasil, 67,48% da energia provém das hidrelétricas. A geração de energia por meio da biomassa pode contribuir para diminuir a dependência das hidrelétricas, diversificando a matriz energética do país.
Para Bruno Sardeiro, superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Alagoas tem vantagens competitivas inegáveis para a produção de energia renovável através da biomassa.
“Alagoas já tem um grande potencial explorado a partir da cana-de-açúcar, que nos deixa à frente de outros estados. O Atlas de Bioenergia permite que a gente conheça, em números, a potencialidade para geração de energia por intermédio de outras fontes também”, concluiu.
Últimas notícias
Hugo pediu a Vorcaro empréstimo do Master à empresa de cunhada, diz jornal
Adolescente vítima de estupro coletivo na Grande BH: o que se sabe sobre o caso
Falso corretor é preso em Arapiraca após golpe em clientes; idosa perdeu R$ 50 mil
Filho é preso acusado de maus-tratos contra mãe idosa em Maceió
[Vídeo] Biomédica destaca diferenciais da Altolab e reforça compromisso com a saúde da população
Homem é baleado em praça pública de Rio Largo por dois suspeitos em moto
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
