Secretaria lança Atlas de Bioenergia de Alagoas em parceria com a Ufal

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo disponibilizou, nesta quinta-feira (30), no site da Sedetur, o Atlas de Bioenergia de Alagoas. O trabalho é uma iniciativa do Governo do Estado e seu Conselho de Política Energética (Cepe), por meio da Sedetur, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os mapas contidos no Atlas são referentes ao potencial de geração de energia, por microrregião alagoana, de biomassa residual sólida (amendoim, arroz, coco, eucalipto, gramíneas forrageiras, feijão, mandioca, milho e resíduos de cana-de-açúcar) e biomassa residual líquida (laticínios, casas de farinha, matadouros e produção de etanol).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Helder Lima, o Atlas de Bioenergia serve de ponto de partida para o estímulo de novas pesquisas e investimentos para a geração de energia renovável no Estado. “Precisamos investir em alternativas energéticas limpas e eficientes, que possam estender seus benefícios para outras áreas. O desenvolvimento de tecnologias e processos de produção de energia a partir da biomassa se revela uma opção eficiente, integradora e com imenso potencial de realização”, afirmou o secretário.
Diversificação
No Brasil, 67,48% da energia provém das hidrelétricas. A geração de energia por meio da biomassa pode contribuir para diminuir a dependência das hidrelétricas, diversificando a matriz energética do país.
Para Bruno Sardeiro, superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Alagoas tem vantagens competitivas inegáveis para a produção de energia renovável através da biomassa.
“Alagoas já tem um grande potencial explorado a partir da cana-de-açúcar, que nos deixa à frente de outros estados. O Atlas de Bioenergia permite que a gente conheça, em números, a potencialidade para geração de energia por intermédio de outras fontes também”, concluiu.
Últimas notícias

Secretaria de Saúde de Penedo promove vacinação contra a gripe no próximo sábado, 26

Acidente gravíssimo deixa dois mortos na BR-316, em Pindoba

Prefeitura de Arapiraca realiza doação de mais de 1 mil leites arrecadados durante Bloco Tô Seguro

1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece nesta quinta (24) em Palmeira

Atriz de Ó Paí Ó realiza curso de atuação gratuito em Arapiraca nesta segunda (28)

Micro-ônibus perde freios e atinge poste e veículos na Ladeira dos Martírios, Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
