Secretaria lança Atlas de Bioenergia de Alagoas em parceria com a Ufal
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo disponibilizou, nesta quinta-feira (30), no site da Sedetur, o Atlas de Bioenergia de Alagoas. O trabalho é uma iniciativa do Governo do Estado e seu Conselho de Política Energética (Cepe), por meio da Sedetur, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os mapas contidos no Atlas são referentes ao potencial de geração de energia, por microrregião alagoana, de biomassa residual sólida (amendoim, arroz, coco, eucalipto, gramíneas forrageiras, feijão, mandioca, milho e resíduos de cana-de-açúcar) e biomassa residual líquida (laticínios, casas de farinha, matadouros e produção de etanol).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Helder Lima, o Atlas de Bioenergia serve de ponto de partida para o estímulo de novas pesquisas e investimentos para a geração de energia renovável no Estado. “Precisamos investir em alternativas energéticas limpas e eficientes, que possam estender seus benefícios para outras áreas. O desenvolvimento de tecnologias e processos de produção de energia a partir da biomassa se revela uma opção eficiente, integradora e com imenso potencial de realização”, afirmou o secretário.
Diversificação
No Brasil, 67,48% da energia provém das hidrelétricas. A geração de energia por meio da biomassa pode contribuir para diminuir a dependência das hidrelétricas, diversificando a matriz energética do país.
Para Bruno Sardeiro, superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Alagoas tem vantagens competitivas inegáveis para a produção de energia renovável através da biomassa.
“Alagoas já tem um grande potencial explorado a partir da cana-de-açúcar, que nos deixa à frente de outros estados. O Atlas de Bioenergia permite que a gente conheça, em números, a potencialidade para geração de energia por intermédio de outras fontes também”, concluiu.
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
