Santacoop fará cadastro de doadores de medula óssea no Dia C
Sócios cooperados da Santacoop* cadastrarão possíveis doadores de medula óssea no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome) em ação do Dia de Cooperar 2016, que será realizado amanhã (2), de 9 às 15h, na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Feitosa, em Maceió. O Dia C é promovido pelo Sistema OCB/AL** e por cooperativas.
Para se cadastrar como doador voluntário, o interessado deve ter de 18 a 55 anos, boas condições de saúde e portar documentos como RG e CPF, além de informar o endereço residencial. Serão recolhidos cinco ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter o código genético. Não é necessário estar em jejum para o procedimento que terá acompanhamento do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
Depois da coleta, é feito um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para verificar se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de uma doação. Caso seja, o voluntário será convidado a realizar o transplante. “A doação é um gesto de solidariedade ao próximo e o cooperativismo de preocupa em promover boas ações como essa”, pontua Dr. Marcos Rocha, presidente do Sistema OCB/AL.
COMBATE AO CÂNCER
Outro projeto da Santacoop inscrito no Dia de Cooperar 2016 é a doação de alimentos e de materiais de higiene pessoal à Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma instituição formada por mulheres voluntárias que ajudam na assistência de pacientes oncológicos do hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Os materiais foram recebidos ao longo do mês de junho e serão entregues em 6 de julho.
Rosângela Felix, coordenadora de atendimento ao cooperado da Santacoop, disse que os doadores vestiram literalmente a camisa do cooperativismo, já que receberam kits personalizados do Dia de Cooperar no momento das doações. “É gratificante ajudar ao próximo e por isso nós desenvolvemos essas ações de responsabilidade social”, concluiu.
*Santacoop – Cooperativa de Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
**Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).
Últimas notícias
Carreta é retirada da pista e BR-101 é liberada em Porto Real do Colégio
Táxis de Arapiraca terão cor branca como novo padrão após consulta pública
Prefeitura leva mais 50 alunos da rede municipal para intercâmbio na Inglaterra
Saúde Até Você oferece 440 consultas especializadas neste sábado em Palmeira
Tia Júlia vistoria obras de 400 casas em Palmeira dos Índios e anuncia entrega
Jovem é preso suspeito de sextorsão e estupro de vulnerável em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
