Santacoop fará cadastro de doadores de medula óssea no Dia C
Sócios cooperados da Santacoop* cadastrarão possíveis doadores de medula óssea no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome) em ação do Dia de Cooperar 2016, que será realizado amanhã (2), de 9 às 15h, na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Feitosa, em Maceió. O Dia C é promovido pelo Sistema OCB/AL** e por cooperativas.
Para se cadastrar como doador voluntário, o interessado deve ter de 18 a 55 anos, boas condições de saúde e portar documentos como RG e CPF, além de informar o endereço residencial. Serão recolhidos cinco ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter o código genético. Não é necessário estar em jejum para o procedimento que terá acompanhamento do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
Depois da coleta, é feito um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para verificar se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de uma doação. Caso seja, o voluntário será convidado a realizar o transplante. “A doação é um gesto de solidariedade ao próximo e o cooperativismo de preocupa em promover boas ações como essa”, pontua Dr. Marcos Rocha, presidente do Sistema OCB/AL.
COMBATE AO CÂNCER
Outro projeto da Santacoop inscrito no Dia de Cooperar 2016 é a doação de alimentos e de materiais de higiene pessoal à Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma instituição formada por mulheres voluntárias que ajudam na assistência de pacientes oncológicos do hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Os materiais foram recebidos ao longo do mês de junho e serão entregues em 6 de julho.
Rosângela Felix, coordenadora de atendimento ao cooperado da Santacoop, disse que os doadores vestiram literalmente a camisa do cooperativismo, já que receberam kits personalizados do Dia de Cooperar no momento das doações. “É gratificante ajudar ao próximo e por isso nós desenvolvemos essas ações de responsabilidade social”, concluiu.
*Santacoop – Cooperativa de Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
**Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
