Internauta denuncia cisterna aberta como foco do Aedes aegypti ao lado do Planetário
Um internauta do Portal 7 Segundos visitou Arapiraca esta semana e levou os parentes para conhecer o Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba.
Mas, não foi a beleza do cartão postal que o impressionou. E sim, uma cisterna aberta com água limpa que poderá servir de foco para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chicungunya.
O reservatório de água poderá até servir para abastecer as instalações do Planetário Municipal, mas a cisterna não tem fechamento adequado.
As fotos tiradas pelo internauta, que preferiu o anonimato, mostram que apenas chapas de zinco cobrem parte da abertura da cisterna.
Uma lona azul proteje uma espécie de bomba d'água, que fica em cima da cisterna. Há canos à mostra, que fazem o sistema de abastecimento de água para algum local. Possivelmente o prédio do Planetário Muncipal.
Água para o jardim
De acordo com a coordenadora do Planetário Municipal de Arapiraca, Janice Gomes, a cisterna foi construída para armazenar água limpa e que a água serve para regar as plantas do jardim do Planetário.
"Esta água é trocada diariamente e por esta razão não há preocupação com a proliferação da larva do mosquito, sobretudo, porque agentes de saúde do bairro passam por lá e depositam inseticidas na água, que é trocada duas vezes por dia", afirmou Janice Gomes.
Sobre a questão da cisterna ser coberta com placas de zinco, a coordenadora do Planetário e Casa de Ciência disse que já foram utlizadas tampas de diversos materiais como madeira, plástico e que já houve tentativa de roubo da bomba d'água.
"Estamos aguardando a reforma do Planetário Municipal, que está prevista para este segundo semestre, e já solicitamos uma tampa de concreto para evitar que a cisterna fique aberta e possa causar algum tipo de imprevisto. Mas, está tudo sob controle", pontuou Janice Gomes.
Últimas notícias
Lula diz que 'nunca foi esquerdista' em conversa no G7
Mais de 54 mil adolescentes alagoanos podem votar pela primeira vez em outubro
Moradores denunciam falta de água há cerca de 30 dias em conjunto habitacional de Arapiraca
Ex-deputado Edval Gaia ensaia retorno à política em chapa articulada por JHC
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
