Alagoas

Internauta denuncia cisterna aberta como foco do Aedes aegypti ao lado do Planetário

Por 7 Segundos 07/07/2016 11h11
Internauta denuncia cisterna aberta como foco do Aedes aegypti ao lado do Planetário
- Foto: Cortesia / Internauta

Um internauta do Portal 7 Segundos visitou Arapiraca esta semana e levou os parentes para conhecer o Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba.

Mas, não foi a beleza do cartão postal que o impressionou. E sim, uma cisterna aberta com água limpa que poderá servir de foco para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chicungunya.

O reservatório de água poderá até servir para abastecer as instalações do Planetário Municipal, mas a cisterna não tem fechamento adequado.

As fotos tiradas pelo internauta, que preferiu o anonimato, mostram que apenas chapas de zinco cobrem parte da abertura da cisterna.

Uma lona azul proteje uma espécie de bomba d'água, que fica em cima da cisterna. Há canos à mostra, que fazem o sistema de abastecimento de água para algum local. Possivelmente o prédio do Planetário Muncipal.

Água para o jardim

De acordo com a coordenadora do Planetário Municipal de Arapiraca, Janice Gomes, a cisterna foi construída para armazenar água limpa e que a água serve para regar as plantas do jardim do Planetário.

"Esta água é trocada diariamente e por esta razão não há preocupação com a proliferação da larva do mosquito, sobretudo, porque agentes de saúde do bairro passam por lá e depositam inseticidas na água, que é trocada duas vezes por dia", afirmou Janice Gomes.

Sobre a questão da cisterna ser coberta com placas de zinco, a coordenadora do Planetário e Casa de Ciência disse que já foram utlizadas tampas de diversos materiais como madeira, plástico e que já houve tentativa de roubo da bomba d'água.

"Estamos aguardando a reforma do Planetário Municipal, que está prevista para este segundo semestre, e já solicitamos uma tampa de concreto para evitar que a cisterna fique aberta e possa causar algum tipo de imprevisto. Mas, está tudo sob controle", pontuou Janice Gomes.