SUS oferecerá remédio que pode prevenir a aids
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 19 de julho, que pretende incluir na lista de medicamentos gratuitos do Sistema Único de Saúde (SUS), até o fim do ano, o remédio que pode prevenir a infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A informação foi dada pelo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais do ministério, durante a 21.ª Conferência Internacional de Aids, na África do Sul, e confirmada pelo órgão federal.
Chamado de profilaxia pré-exposição (PrEP), mas mais conhecido como truvada – seu nome comercial –, o medicamento diminui as chances de contaminação pelo vírus da Aids quando tomado continuamente, mas pode trazer efeitos colaterais, como leves disfunções gastrointestinais e renais.
A pílula de ingestão diária combina dois tipos de antirretrovirais (tenofovir e emtricitabitina) e é indicada para a população não infectada, mas que tem maior chance de contágio. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o remédio diminui em até 92% o risco de o vírus entrar nas células.
Para a CNM
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM) a iniciativa é boa. A entidade lamenta porém que políticas são implantadas sem definir as atribuições tanto dos entes e de quais serviços no Município que ficarão responsáveis, para que as medicações cheguem realmente ao pacientes de risco com todas as orientações e encaminhamentos necessários.
A CNM esclarece que muitas vezes os Municípios recebem medicamentos de campanhas mas não sabem ou não possuem a estrutura para desenvolver as ações, as medicações muitas vezes vencem e são descartadas, desperdício do dinheiro público e necessidade da população.
Últimas notícias
Trump descarta punir funcionário por vídeo de casal Obama como macacos
Cratera gigante “engole” parte de avenida em Xangai, na China
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
