Alagoas registra aumento no número de jovens eleitores

Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as estatísticas do eleitorado para as eleições que acontecem em outubro deste ano. Em relação ao pleito municipal de 2012, o eleitorado alagoano saltou de 1.861.419 para 2.146.520 eleitores. Em 2016, o eleitorado alagoano é composto por mais mulheres (1.142.487) que homens (1.004.033) e a Justiça Eleitoral comemora, ainda, uma estatística: o aumento no número de jovens entre 16 e 18 anos aptos a votar.
Em 2012, 53.128 jovens entre 16 e 18 anos participaram da eleição municipal em todo o Estado. Este ano, 62.391 jovens fizeram seu alistamento e devem movimentar o pleito eleitoral do dia 02 de outubro. Na faixa de 18 a 20 anos, o número de jovens pulou de 143.758 para 160.300 eleitores.
Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, o expressivo aumento na quantidade de jovens que participarão das próximas eleições deve ser comemorado pois demonstra que os projetos voltados às crianças e adolescentes, além das campanhas publicitárias, surtiram o efeito desejado.
“Apoiamos bastante todas as iniciativas internas que são voltadas às crianças e jovens de uma maneira geral. Em nosso Tribunal temos os projetos 'Eleitor do Futuro' e 'Eleitor Jovem', que levam noções de cidadania para as escolas públicas e privadas com atividades lúdicas e uma linguagem específica para este público”, explicou Sebastião Costa.
O desembargador ressaltou, ainda, a importância de campanhas de alistamento dos eleitores entre 16 e 18 anos, que não são obrigados a votar. “Priorizamos bastante as campanhas voltadas aos jovens que não são obrigados a votar para que eles entendessem a importância do alistamento eleitoral e de sua participação mais ativa no processo democrático”, destaca o presidente do TRE/AL.
Fiscais da Democracia
Ainda de acordo com o desembargador presidente do TRE/AL, essa parcela do eleitorado será muito importante para a Justiça Eleitoral pois esses jovens utilizarão as ferramentas tecnológicas que operam com facilidade para tornarem-se parceiros no combate aos crimes eleitorais em todo o Estado.
“Estou certo que estes novos eleitores utilizarão as redes sociais como ferramentas de combate às práticas ilícitas que são abundantemente cometidas durante o período eleitoral, tornando-se grandes fiscais dos crimes, atuando na produção de provas e enviando-as para investigação e posterior denúncia”, finalizou Sebastião Costa Filho.
Últimas notícias
![[Vídeo] Cachorro que inalou fumaça de maconha é resgatado em Marechal Deodoro](https://img.7segundos.com.br/AisMKcz1Xi_jOPPV7EA_SLGehJ8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/cachorro-que-inalou-fumaca-de-droga-soprada-pela-t-00808080-1b6289b7c20d363ad4626da988580e87-7.png)
[Vídeo] Cachorro que inalou fumaça de maconha é resgatado em Marechal Deodoro

Prefeitura de Penedo e Emater, vão injetar mais de 750 mil reais no Programa Fomento Rural

Polícia Civil procura acusada de soprar fumaça de maconha na boca de cachorro

Filha de Flávia Alessandra diz ser hétero, mas admite 'bode de homem'

Prefeita Tia Júlia se reúne com servidores da Educação do setor de Transportes

Nota Fiscal Cidadã: Sefaz paga mais de R$ 44 mil em prêmios nesta sexta-feira (14)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
