Robô ajuda bebês com risco de paralisia cerebral a engatinhar
Robôs e inteligência artificial muitas vezes são vistos com maus olhos, como potenciais destruidores da raça humana. Mas quando você vê um robô ajudando um bebê a engatinhar, o coração amolece um pouquinho. E é exatamente isso que uma máquina desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oklahoma faz.
O Self-Initiated Prone Progression Crawler (SIPPC) foi projetado para minimizar o impacto neurológico causado pela paralisia cerebral em crianças. A paralisia cerebral tem raízes numa série de doenças neurológicas que podem acontecer durante a gravidez ou na infância. As crianças podem sofrer severos impactos nas habilidades motoras e, às vezes, nas capacidades intelectuais.
Geralmente as crianças não são diagnosticadas com a doença até que completem o primeiro ano de idade, mas movimentos auxiliares nos primeiros meses podem ajudá-las a desenvolver habilidades motoras e cognitivas, evitando danos maiores caso o quadro seja confirmado.
Então os pesquisadores projetaram esse ‘andador’ motorizado para crianças entre dois e oito meses, que as ajuda a engatinhar. Além disso, um eletroencefalograma monitora as atividades cerebrais durante os exercícios, enquanto câmeras capturam movimentos 20 vezes por segundo para criar um gráfico 3D do comportamento.
O centro de toda essa operação robótica, no entanto, é o algoritmo de aprendizagem automática que analisa os movimentos das crianças e antecipa o que ela está tentando fazer. O ‘andador’ recebe uma assistência motorizada para ajudar nos movimentos.
O dispositivo do vídeo acima é, na verdade, a terceira versão do desenho do robô. Desde que recebeu financiamento da National Science Foundation em 2012, o projeto teve uma série de sucessos, levando ao estudo de 56 bebês. Infelizmente, o aparelho ainda está nas primeiras fases de desenvolvimento e não pode ser usado pelas famílias em suas casas. Mas os pesquisadores esperam que isso mude em breve.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
