Brasileiro derrota campeão mundial na esgrima e vai às oitavas de final
O brasileiro Guilherme Toldo derrotou neste domingo o campeão mundial Yuki Ota e avançou para as oitavas de final da categoria florete da esgrima nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em um jogo bastante disputado, Toldo fechou a sua segunda vitória do dia por 15 a 13.
A disputa foi bastante equilibrada e finalizada ainda no segundo período de três possíveis por ter chegado à contagem de 15. O brasileiro manteve-se à frente desde o 6 a 5, mas viu o rival virar para 13 a 12. Na sequência, ele conseguiu três toques seguidos para completar a virada.
"Tem uma pressão inicial, cada toque muda, muda estilo de jogo, eu particularmente não gosto de fixar ideia de como jogar. Sabia que o japonês era um cara muito rápido, que não podia seguir o deslocamento de perna assim. Deu certo no final, mas é isso que eu procuro fazer", disse.
Na estreia, o brasileiro também teve um jogo duro contra o austríaco Rene Pranz. Com a disputa empatada por 14 a 14, ele conseguiu o toque final para avançar de fase.
A vitória de Toldo sobre o cabeça-de-chave número um da modalidade abre pelo segundo dia consecutivo a expectativa de medalha para o Brasil na modalidade. No sábado, Nathalie Moellhausen chegou às quartas de final na espada.
Para Toldo, os bons resultados não são surpreendentes. “Divisor de águas acho que não é o termo. Acho que a gente já vem fazendo um trabalho nos últimos anos. Notam nosso crescimento, não é divisor por estamos melhorando a cada competição, estamos correspondendo de maneira positiva. Não é o Rio, é o treinamento, é o grupo. Competição não acabou. Eu já tinha competido aqui e sentido isso. Vim preparado para absorver ao máximo a força da torcida, essa vibração, e transferir para o meu jogo. Acho que consegui fazer isso, disse"
Ele ainda destacou o papel dos treinos em sua evolução. "Estou treinando bem. Estou contente por corresponder minha expectativa. Cada atleta tenta buscar o que quer. Eu tento a excelência, por isso me mudei para a Itália por isso. Treinei muito forte nos últimos quatro anos. Hoje consegui ganhar do numero 2 do mundo", afirmou Guilherme Toldo em entrevista ao Sportv.
Últimas notícias
Folia de Rua transforma Arapiraca em festa ao longo dos anos com frevo e animação
[Vídeo] Família de Maceió é surpreendida em voo após filha concluir última quimioterapia
Operação Cerco Fechado cumpre mandados de prisão em três municípios do Sertão de AL
Período de matrícula de alunos veteranos da Ufal inicia no dia 2 de fevereiro
Alagoas é refúgio dos únicos filhotes da choquinha-de-alagoas
Copeve divulga calendário de convocação para aprovados no Sisu Ufal 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
