Ciclistas lançam campanha Bicicleta nas Eleições
Os ciclistas urbanos de Maceió lançam oficialmente nesta terça-feira (8) na cidade a campanha Bicicleta nas Eleições. O local escolhido para o evento foi a Praça Vera Arruda, na Jatiúca, de onde grupos de ciclistas saem todas as semanas para passeios coletivos. A partir das 19h30, haverá apresentação da campanha e outras atividades abertas ao público na praça.
Durante o lançamento, ciclistas também lerão as cartas de compromisso que serão entregues para assinaturas de candidatos e candidatas aos cargos de prefeito e vereador de Maceió nas próximas eleições. Também haverá uma grande urna para que a população possa depositar suas reclamações, sugestões e anseios sobre o espaço da bicicleta em Maceió.
"Nós convidamos os diversos grupos de ciclistas, dos que usam a bicicleta como lazer àqueles que a usam como meio de transporte para o trabalho, assim como toda a população interessada, para participar desse importante momento de discussão. Juntos, podemos colocar a bicicleta de uma vez na pauta das políticas públicas de Maceió", explica Juliana Agra, membro da Ciclomobilidade (Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió). O evento também conta o apoio de grupos como a AAC (Associação Alagoana de Ciclistas) e o Bike Anjo Maceió.
“Bicicleta nas Eleições” é uma campanha nacional que busca ampliar a inclusão da bicicleta nas políticas públicas a serem desenvolvidas pelos prefeitos e vereadores no mandato 2017-2020, além de qualificar o conhecimento da sociedade sobre a bicicleta como meio de transporte. A campanha é organizada pela UCB (União de Ciclistas do Brasil) com financiamento do Banco Itaú. Em Maceió, a Ciclomobilidade (Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió) foi a associação escolhida para desenvolver o projeto.
Após o lançamento oficial, a Ciclomobilidade fará uma série de outros eventos dentro da campanha, como debates públicos, panfletagens nas principais avenidas da cidade, exposição de faixas, um dia de ciclismo com candidatos e candidatas nas eleições municipais de 2016, entre outros. A Câmara Municipal de Maceió também já confirmou que fará uma audiência sobre bicicleta ainda nesse mês de agosto. A data ainda será definida em plenário.
Mapa cicloviário
Desde a sua criação em 2015, a Ciclomobilidade vem desenvolvendo ações para cobrar políticas públicas relacionadas à bicicleta em Maceió. No dia 29 de maio de 2016, a associação divulgou o mapa cicloviário da cidade, mostrando que, do mínimo de 200 Km de estrutura cicloviária necessários, Maceió tem apenas 41Km. Veja o mapa aqui: www.ciclomobilidade.org/mapacicloviariomaceio
Em fevereiro de 2016, o grupo também realizou a primeira contagem de bicicletas da Avenida Fernandes Lima. O levantamento mostrou que, diariamente, mesmo sem infraestrutura adequada, 1.156 ciclistas transitam pela avenida, das 5h às 20h. A contagem foi incluída na base de dados na revisão do Plano Diretor de Maceió. Já a segunda contagem foi feita em junho, na Avenida Menino Marcelo (antiga Expressa), onde mais de 2.500 ciclistas transitam diariamente.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
