MPF discutirá situação do Hospital do Açúcar em audiência pública
A caótica situação que se encontra o Hospital do Açúcar será tema de uma audiência pública no Ministério Público Federal em Alagoas (MPF) no próximo dia 16 de agosto. O objetivo é tratar da adequada prestação de serviços do Hospital à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No encontro estarão presentes representantes do Hospital do Açúcar, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, associações e sindicatos dos profissionais envolvidos. Um dos temas que serão debatidos é de importância dos trabalhadores da unidade, já que irá tratar dos atrasos salariais e também debater o motivo das últimas greves.
Os principais pontos que serão debatidos são: (1) quadro situacional dos serviços prestados aos pacientes do SUS no âmbito do Hospital do Açúcar (demandas, qualidade, fila de espera, reencaminhamentos); (2) obrigações e metas de atendimento previstas na contratualização celebrada entre a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e o Hospital do Açúcar; (3) atrasos nos pagamentos relativos ao Prohosp - Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/AL e consequências nos serviços de cirurgias do hospital; (4) movimentos grevistas no âmbito do Hospital do Açúcar e respectivo impacto sobre os serviços de cirurgias; (5) protocolo de reencaminhamento de pacientes do SUS nos casos de suspensão das cirurgias no Hospital do Açúcar.
O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) e outras categorias vem se mobilizando por meio de um movimento unificado para tentar solucionar a demissão de funcionários e os atrasos salariais que ocorrem na unidade.
A crise se agravou no último ano e muitas categorias, como foi o caso dos auxiliares e técnicos de enfermagem, se viu obrigada a cruzar os braços para a direção pudesse atender aos pleitos pelo pagamentos de salários atrasados e outras demandas. A situação vem sendo mediada pela 19ª Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas (PRT/AL).
Últimas notícias
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
