MPF discutirá situação do Hospital do Açúcar em audiência pública

A caótica situação que se encontra o Hospital do Açúcar será tema de uma audiência pública no Ministério Público Federal em Alagoas (MPF) no próximo dia 16 de agosto. O objetivo é tratar da adequada prestação de serviços do Hospital à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No encontro estarão presentes representantes do Hospital do Açúcar, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, associações e sindicatos dos profissionais envolvidos. Um dos temas que serão debatidos é de importância dos trabalhadores da unidade, já que irá tratar dos atrasos salariais e também debater o motivo das últimas greves.
Os principais pontos que serão debatidos são: (1) quadro situacional dos serviços prestados aos pacientes do SUS no âmbito do Hospital do Açúcar (demandas, qualidade, fila de espera, reencaminhamentos); (2) obrigações e metas de atendimento previstas na contratualização celebrada entre a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e o Hospital do Açúcar; (3) atrasos nos pagamentos relativos ao Prohosp - Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/AL e consequências nos serviços de cirurgias do hospital; (4) movimentos grevistas no âmbito do Hospital do Açúcar e respectivo impacto sobre os serviços de cirurgias; (5) protocolo de reencaminhamento de pacientes do SUS nos casos de suspensão das cirurgias no Hospital do Açúcar.
O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) e outras categorias vem se mobilizando por meio de um movimento unificado para tentar solucionar a demissão de funcionários e os atrasos salariais que ocorrem na unidade.
A crise se agravou no último ano e muitas categorias, como foi o caso dos auxiliares e técnicos de enfermagem, se viu obrigada a cruzar os braços para a direção pudesse atender aos pleitos pelo pagamentos de salários atrasados e outras demandas. A situação vem sendo mediada pela 19ª Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas (PRT/AL).
Últimas notícias

Mulher fica com medo após vizinho invadir residência e agredi-la em São Luís do Quitunde

Fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025

Nova convocação da Educação reforça rede municipal com mais 119 aprovados no PSS

Motorista por aplicativo forjou sequestro e incêndio para tentar obter R$ 50 mil de seguro, revelou PC

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em São José da Tapera

Adolescente de 14 anos desaparecida em Arapiraca é encontrada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
