MPF discutirá situação do Hospital do Açúcar em audiência pública
A caótica situação que se encontra o Hospital do Açúcar será tema de uma audiência pública no Ministério Público Federal em Alagoas (MPF) no próximo dia 16 de agosto. O objetivo é tratar da adequada prestação de serviços do Hospital à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No encontro estarão presentes representantes do Hospital do Açúcar, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, associações e sindicatos dos profissionais envolvidos. Um dos temas que serão debatidos é de importância dos trabalhadores da unidade, já que irá tratar dos atrasos salariais e também debater o motivo das últimas greves.
Os principais pontos que serão debatidos são: (1) quadro situacional dos serviços prestados aos pacientes do SUS no âmbito do Hospital do Açúcar (demandas, qualidade, fila de espera, reencaminhamentos); (2) obrigações e metas de atendimento previstas na contratualização celebrada entre a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e o Hospital do Açúcar; (3) atrasos nos pagamentos relativos ao Prohosp - Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/AL e consequências nos serviços de cirurgias do hospital; (4) movimentos grevistas no âmbito do Hospital do Açúcar e respectivo impacto sobre os serviços de cirurgias; (5) protocolo de reencaminhamento de pacientes do SUS nos casos de suspensão das cirurgias no Hospital do Açúcar.
O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) e outras categorias vem se mobilizando por meio de um movimento unificado para tentar solucionar a demissão de funcionários e os atrasos salariais que ocorrem na unidade.
A crise se agravou no último ano e muitas categorias, como foi o caso dos auxiliares e técnicos de enfermagem, se viu obrigada a cruzar os braços para a direção pudesse atender aos pleitos pelo pagamentos de salários atrasados e outras demandas. A situação vem sendo mediada pela 19ª Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas (PRT/AL).
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
