Usuários de UPAs em Maceió poderão contar com serviço para diagnóstico de infarto
Atendimento ocorrerá a partir deste fim de semana, segundo Sesau; programa foi lançado ontem

Os usuários das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió irão contar, a partir deste fim de semana, com um serviço para diagnóstico do infarto agudo do miocárdio. O novo programa, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na noite dessa quarta-feira (17), será executado pela equipe de cardiologia do Hospital do Coração de Alagoas (HCOR/AL).
Com isso, ao sentir uma dor no peito e chegar às UPAs do Benedito Bentes ou do Trapiche da Barra, o paciente será submetido a um eletrocardiograma, em qual será atestado se ele está infartando ou correr risco de infartar. De forma ágil e eficiente, o exame será remetido instantaneamente, via internet, para a Central Cardiológica que irá funcionar 24 horas no HCOR/AL.
Imediatamente, segundo o cardiologista Ricardo César Cavalcanti, um dos profissionais da Central de Cardiologia do HCOR/AL irá realizar a leitura do eletrocardiograma. Em seguida, ele irá apresentar um diagnóstico para o paciente, orientando qual a conduta assistencial e terapêutica deverá ser seguida pelos técnicos que estão prestando assistência em uma das duas UPAs.
“Com isso, será possível saber se o paciente vai necessitar receber um trombolítico, medicamento utilizado para dissolver trombos sanguíneos na artéria do coração, que impede o sangue de transportar oxigênio, causando o infarto. Também será verificado se o usuário deve passar por uma angioplastia primária no coração, o que deve acontecer no HGE [Hospital Geral do Estado]”, explicou Ricardo César Cavalcanti.
Caso o paciente tenha que ser submetido a uma angioplastia primária, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será acionado para encaminhar o paciente até o HGE. Na unidade, uma equipe multidisciplinar, composta por cardiologistas, irá realizar o procedimento, salvando a vida do paciente e reduzindo consideravelmente os riscos de sequelas, segundo informou o cardiologista do HCOR/AL.
Segundo a secretária Rosângela Wyszomirska, o Serviço de Telemedicina foi lançado em abril deste ano pelo Governo do Estado e já está disponível nas UPAs de Delmiro Gouveia e São Miguel dos Campos. “Uma nova Alagoas se faz com ações pioneiras e eficazes. Após implantarmos o serviço nas Unidades de Pronto Atendimento de Maceió, iremos levá-lo até a UPA de Maragogi, assegurando uma assistência ágil àqueles que tenham sofrido ou estejam próximos de enfartar”, completou.
Últimas notícias

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
