Usuários de UPAs em Maceió poderão contar com serviço para diagnóstico de infarto
Atendimento ocorrerá a partir deste fim de semana, segundo Sesau; programa foi lançado ontem
Os usuários das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió irão contar, a partir deste fim de semana, com um serviço para diagnóstico do infarto agudo do miocárdio. O novo programa, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na noite dessa quarta-feira (17), será executado pela equipe de cardiologia do Hospital do Coração de Alagoas (HCOR/AL).
Com isso, ao sentir uma dor no peito e chegar às UPAs do Benedito Bentes ou do Trapiche da Barra, o paciente será submetido a um eletrocardiograma, em qual será atestado se ele está infartando ou correr risco de infartar. De forma ágil e eficiente, o exame será remetido instantaneamente, via internet, para a Central Cardiológica que irá funcionar 24 horas no HCOR/AL.
Imediatamente, segundo o cardiologista Ricardo César Cavalcanti, um dos profissionais da Central de Cardiologia do HCOR/AL irá realizar a leitura do eletrocardiograma. Em seguida, ele irá apresentar um diagnóstico para o paciente, orientando qual a conduta assistencial e terapêutica deverá ser seguida pelos técnicos que estão prestando assistência em uma das duas UPAs.
“Com isso, será possível saber se o paciente vai necessitar receber um trombolítico, medicamento utilizado para dissolver trombos sanguíneos na artéria do coração, que impede o sangue de transportar oxigênio, causando o infarto. Também será verificado se o usuário deve passar por uma angioplastia primária no coração, o que deve acontecer no HGE [Hospital Geral do Estado]”, explicou Ricardo César Cavalcanti.
Caso o paciente tenha que ser submetido a uma angioplastia primária, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será acionado para encaminhar o paciente até o HGE. Na unidade, uma equipe multidisciplinar, composta por cardiologistas, irá realizar o procedimento, salvando a vida do paciente e reduzindo consideravelmente os riscos de sequelas, segundo informou o cardiologista do HCOR/AL.
Segundo a secretária Rosângela Wyszomirska, o Serviço de Telemedicina foi lançado em abril deste ano pelo Governo do Estado e já está disponível nas UPAs de Delmiro Gouveia e São Miguel dos Campos. “Uma nova Alagoas se faz com ações pioneiras e eficazes. Após implantarmos o serviço nas Unidades de Pronto Atendimento de Maceió, iremos levá-lo até a UPA de Maragogi, assegurando uma assistência ágil àqueles que tenham sofrido ou estejam próximos de enfartar”, completou.
Últimas notícias
Autor de homicídio contra o próprio avô é preso por assassinar outro homem em Girau do Ponciano
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
