Servidores da Uneal entram em greve e realizam ato no Centro de Maceió

Os professores e técnicos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) entraram em greve nesta segunda-feira (22) após um ato realizado no Centro de Maceió. Eles seguiram em direção ao Palácio do Governador, e foram recebidos pelo Gabinete Civil para um acordo.
A categoria cobra o cumprimento de 12 pautas acordado com o governo do Estado para o desenvolvimento estrutural e de carreiras da Universidade. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Uneal, Luiz Gomes, o governador, Renan Filho, se comprometeu em realinhar o salário dos servidores, mas, após um ano e meio, nada foi feito.
“Temos um custeio do governo de R$ 300 mil mensal. Este é o menor entre todas as universidades estaduais do país. É insuficiente para manter seis mil alunos em seis campi”, afirma o presidente. A Uneal atende atualmente aos municípios de Arapiraca, Maceió, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e Zumbi dos Palmares.
Os servidores cobram um realinhamento de 39% do salário dos técnicos, que recebem atualmente R$ 930, o valor mais baixo das universidades estaduais do país. Com relação aos docentes, a categoria reclama da falta de projeção por tempo de serviço, o que significa dizer, que os professores receberão o mesmo salário independente do tempo em que estiver trabalhando.
“Os professores acabam saindo da Uneal por falta de progressão salarial. Eles chegam, se especializam, fazem mestrado, e depois vão embora”, explica.
O presidente informa que o governo acordou em, na próxima quinta-feira (25), enviar um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa (ALE), para a aprovação do realinhamento. Na sexta-feira (26), uma nova assembleia será realizada entre os servidores para decidir se continuam ou não com a greve.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios

Carlinhos Maia surpreende ao receber Lucas Guimarães em casa: “Já que está usando a casa, usa o ex também”

Ministério Público de AL aciona Estado por irregularidades no Conseg
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
