Alagoas e mais 11 estados ficam sem energia após desligamento provocado por queimadas
Diversas cidades de Alagoas sofreram um apagão nesta segunda-feira, devido um desligamento automático do circuito 3 da linha de transmissão em 500 kV Miracema- Colina, que pertence à transmissora Intesa. O problema afetou quatro estados da região Norte do Brasil e sete do nordeste, porque o religamento automático não funcionou. Segundo informações dos agentes, os desligamentos foram provocados por queimadas de grandes proporções na região.
Às 12h49, os circuitos 1 e 2 da mesma linha de transmissão, pertencentes à Eletronorte e Taesa, respectivamente, assim como a linha de transmissão em 500 kV Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II, de propriedade da Taesa, também foram desligados automaticamente.
Esta ocorrência provocou a separação dos subsistemas Norte e Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em consequência da queda da frequência, houve o desligamento automático de cerca de 2.300 MW de geração, sendo 1.700 MW relativos a usinas térmicas e 600 MW a eólicas, nas regiões Norte e Nordeste.
A correta atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) promoveu cortes de carga para reequilibrar geração e demanda. De acordo com o sistema de supervisão do ONS, houve a interrupção de cerca de 3.500 MW de carga, sendo 2.700 MW na região Nordeste (26 % da carga total dessa região no momento) e de cerca de 800 MW na região Norte (14% da carga total da região no momento).
Seguindo o princípio de efetuar desligamentos de carga de forma distribuída entre as regiões afetadas, houve cortes parciais de suprimento a consumidores nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, na região Norte, e nos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, na região Nordeste.
A interligação entre os dois sistemas foi recomposta às 13h07, com o religamento do circuito 2 da linha Miracema – Colinas. Em seguida, foram religados os circuitos 1 e 3. Às 13h21, foi religada a linha de transmissão Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II. Às 13h40, todo o processo de recomposição das cargas já estava encerrado.
O ONS se reunirá com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência.
A Eletrobrás Alagoas emtiu nota afirmando que "recebeu autorização para recompor as cargas. A Distribuidora ressalta que não registrou qualquer intercorrência gerada por defeito no sistema da Eletrobras em Alagoas".
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
