Alagoas e mais 11 estados ficam sem energia após desligamento provocado por queimadas
Diversas cidades de Alagoas sofreram um apagão nesta segunda-feira, devido um desligamento automático do circuito 3 da linha de transmissão em 500 kV Miracema- Colina, que pertence à transmissora Intesa. O problema afetou quatro estados da região Norte do Brasil e sete do nordeste, porque o religamento automático não funcionou. Segundo informações dos agentes, os desligamentos foram provocados por queimadas de grandes proporções na região.
Às 12h49, os circuitos 1 e 2 da mesma linha de transmissão, pertencentes à Eletronorte e Taesa, respectivamente, assim como a linha de transmissão em 500 kV Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II, de propriedade da Taesa, também foram desligados automaticamente.
Esta ocorrência provocou a separação dos subsistemas Norte e Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em consequência da queda da frequência, houve o desligamento automático de cerca de 2.300 MW de geração, sendo 1.700 MW relativos a usinas térmicas e 600 MW a eólicas, nas regiões Norte e Nordeste.
A correta atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) promoveu cortes de carga para reequilibrar geração e demanda. De acordo com o sistema de supervisão do ONS, houve a interrupção de cerca de 3.500 MW de carga, sendo 2.700 MW na região Nordeste (26 % da carga total dessa região no momento) e de cerca de 800 MW na região Norte (14% da carga total da região no momento).
Seguindo o princípio de efetuar desligamentos de carga de forma distribuída entre as regiões afetadas, houve cortes parciais de suprimento a consumidores nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, na região Norte, e nos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, na região Nordeste.
A interligação entre os dois sistemas foi recomposta às 13h07, com o religamento do circuito 2 da linha Miracema – Colinas. Em seguida, foram religados os circuitos 1 e 3. Às 13h21, foi religada a linha de transmissão Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II. Às 13h40, todo o processo de recomposição das cargas já estava encerrado.
O ONS se reunirá com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência.
A Eletrobrás Alagoas emtiu nota afirmando que "recebeu autorização para recompor as cargas. A Distribuidora ressalta que não registrou qualquer intercorrência gerada por defeito no sistema da Eletrobras em Alagoas".
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
