Palestra estimula empreendedorismo em estudantes de Arapiraca

“Empreender, para mim, não é apenas ser dono do meu próprio negócio. Empreender representa a realização de um sonho de vida”. A frase expressa o entusiasmo de James Dantas, estudante do segundo período de Administração, que sonha em ingressar no mercado do empreendedorismo através do aplicativo Bookompanion, voltado para o acompanhamento de leituras em formatos digitais.
Na última quarta-feira (31), aproximadamente 200 estudantes universitários da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e do ensino médio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Arapiraca - conheceram um pouco mais do cenário empreendedor através do projeto Em Ação 2016 - Transformando sua ideia em negócio, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
O encontro, dividido em dois momentos, aconteceu pela manhã, no auditório Casa Amarela, e às 19h na Uneal.
Em sua segunda edição, e realizado pela primeira vez em Arapiraca, a ação tem o intuito de fortalecer o espírito empreendedor nos jovens estudantes, impulsionando a criação de ideias inovadoras e, consequentemente, regionalizando o desenvolvimento econômico do Estado.
“Pesquisas comprovam que a maior parte das novas empresas do Brasil é criada por jovens empreendedores de até 35 anos. Nesse sentido, direcionamos o Em Ação para estudantes por entender que durante a graduação, e até mesmo durante o ensino médio, surgem diversas oportunidades de inovação, além da possibilidade de alinhar o conhecimento científico à prática do mercado”, explica a gerente de Micro e Pequenos Negócios da Sedetur, Ana Santos.
No painel Empreenda seus sonhos, ministrado por Victor Ferreira, consultor nas áreas de marketing, empreendedorismo e inovação, os estudantes têm acesso a temáticas como oportunidades, planejamento, inovação e liderança.
“Tentamos passar esses primeiros conceitos básicos relacionados à construção de uma ideia, entendendo, primordialmente, que empreender é um estado de espírito, essencial para quem deseja ter seu próprio negócio. Durante a palestra, relacionamos os temas para obter uma efetiva lógica sobre o que é o cenário do empreendedorismo”, afirma Victor Ferreira.
Além dos estudantes do Campus Arapiraca, participaram alunos de São Miguel dos Campos, Batalha e Palmeira dos Índios.
Após essa etapa, as melhores ideias serão selecionadas para a segunda fase do projeto, voltada para aplicação de ferramentas de gestão através da metodologia Design Thinking, que consiste na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar projetos de alta qualidade.
Ainda no mês de setembro, o projeto terá programação na faculdade Estácio de Sá (Fal) e na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), em Maceió.
Últimas notícias

Carro pega fogo no meio da rua no bairro Ouro Preto, em Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa assina ordem de serviço para o início das obras do Cras Planalto nesta terça

João Campos deve ser eleito presidente nacional do PSB com apoio dos socialistas de Alagoas

Homem suspeito de agredir companheira com socos, tapas e empurrões é preso em Maceió

Inelegível, Bolsonaro quer vice nordestino em 2026; alagoanos podem ficar de fora da lista

Cibele Moura participa da Caminhada do Autismo e reforça compromisso com inclusão e políticas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
