Estamos chegando muito perto de uma conexão de internet com velocidades em terabits
A Nokia Bell Labs, a Deutsche Telekom T-Labs e a Universidade Técnica de Munique fizeram progressos importantes em direção a conexões de internet extremamente rápidas. A equipe diz ter atingido uma “capacidade de transmissão inédita”, numa taxa de 1 terabit por segundo.
A marca do terabit é, teoricamente, a “taxa de transferência de informação máxima” num link de fibra, segundo os pesquisadores. Eles conseguiram alcançar tamanha velocidade ao ajustar as taxas de transmissão de uma forma que elas se “adaptavam dinamicamente às condições do canal e das demandas de tráfego.” Eles usaram um processo inteligente para conseguir atingir essa velocidade numa escala sustentável.
Para colocar em perspectiva, uma conexão de 1Tb permite transferências de cerca de 125 gigabytes por segundo. Na teoria, com uma velocidade dessa você poderia baixar 25 filmes de 5GB num único segundo. Pesquisadores já tinham conseguido atingir esses números antes, mas a diferença aqui é que a velocidade foi alcançada numa conexão real, o que significa que é muito mais possível vê-la funcionando no mundo real. Marcos importantes, como a conexão de 1.4Tb no Reino Unido, alcançada há uns dois anos atrás, usavam múltiplas conexões e aconteciam num ambiente de laboratório controlado.
Conexões de terabits não devem estar disponíveis para uso doméstico num futuro imediato, mas provedores de dados precisarão lidar com um eventual lançamento de redes wireless 5G, o que permitirá que seu smartphone lide com uma quantidade de dados absurda. Esse avanço talvez ajude os provedores a oferecer um serviço 5G.
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
