Único estado que pode subir time em todas as divisões é Alagoas
Esqueça a força financeira e política de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Quem têm chance de conseguir acesso em todas as divisões do Campeonato Brasileiro são clubes de um Estado menos abastado no futebol. Trata-se de Alagoas, que pode terminar 2016 com promoção em todos os níveis.
A começar pelo atual campeão do estado: o CRB. O time alvirrubro está na briga pelo acesso para a primeira divisão desde as primeiras rodadas da Série B.
Já integrou o G-4 do acesso e foi até vice-líder. A situação atual não é tão confortável, pois está na oitava posição com 40 pontos, mas a apenas dois atrás do Londrina, quarto colocado.
O CRB tem como destaques o jovem atacante Luidy, pretendido por Vasco e Santos, e artilheiro do time com seis gols marcados. Mas tem atletas conhecidos e experientes no grupo, como o atacante Zé Carlos (ex-Cruzeiro), o goleiro Julio Cesar (foi campeão da Copa do Brasil pelo Santo André) e o meia Gerson Magrão (ex-Sporting, Santos e Cruzeiro).
O treinador desde o começo do ano é Mazola Junior, 51, que venceu o alagoano deste ano. O comandante tem experiência também. Começou em 2009 no Ituano. Depois teve passagens por Sport, Ipatinga, Bragantino, Cuiabá, Paysandu, entre outros.
Um dos morivos do sucesso do CRB neste ano é de ordem financeira. O principal patrocinador da equipe é Caixa Econômica Federal, que estampa sua marca na camisa. O investimento da estatal é de cerca de R$ 1 milhão.
O clube conta também com apoio de diversas empresas locais, além do Governo de Alagoas e da Prefeitura de Maceió. Com isso tem um orçamento bem equilibrado.
Se conquistar o acesso será histórico. A última vez que o CRB disputou a primeira divisão foi em 1984. Desde então já jogou 23 vezes a Série B e seis vezes a Série C, sendo que em 1988 e 1990 não jogou nenhuma divisão nacional.
FIRME E FORTE NA TERCEIRONA
O ASA, sete vezes campeão alagoano e conhecido pela mascote ser um fantasma, está caminhando bem na Série C do nacional, com chance de acesso.
A equipe se classificou na quarta posição da fase de grupos de forma dramática com um empate diante do ABC-RN. Ficou com a última vaga nas quartas de final.
Agora terá dois jogos eliminatórios contra o Guarani, líder do grupo que reuniu times das regiões sul e sudeste. Se passar, já estará na próxima edição da Série B.
O técnico do ASA é Paulo Foiani, 39, campeão estadual pelo clube como volante. Ele começou a carreira de treinador e 2013 e tem passagens por Marcílio Dias-SC, Toledo-PR,Operário-PR, Cascavel-PR, Camboriú-SC, Juazeirense-BA e Jacuipense-BA.
Um dos principais detaques atuais do ASA é o atacante Reinaldo Alagoano, artilheiro do time com oito gols. Outros nomes conhecidos são os do zagueiro Williames José (irmão do atacante Willian José) e do volante Ramalho (campeão da Copa do Brasil pelo Santo André e também campeão do Brasileiro pelo São Paulo).
Entre os apoiadores do clube estão a prefeitura de Arapiraca, uma concessionária de veículos, uma empresa de telefonia local, Unimed e Perucaba Bairro Planejado, um empreendimento imobiliário na cidade.
SE REERGUENDO NA QUARTA DIVISÃO
O CSA é o maior campeão alagoano, com 39 conquistas, e disputou 12 vezes a Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de passar por uma grande crise, perder vaga em todas as divisões nacionais e até mesmo ser rebaixado no estadual, o clube está se reerguendo.
Sob o comando de Oliveira Canindé, treinador campeão da Copa do Nordeste com o Campinense em 2013 e do Campeonato Potiguar de 2014, a equipe chegou até a final da Série D contra o Volta Redonda, já com o acesso para a terceira divisão nacional.
No caminho, a equipe eliminou Parnahyba, Altos-PI, Ituano-SP e São Bento-SP.
Tem no elenco o meia Didira (ídolo do ASA), além dos atacantes Jonatas Obina (ex-Atlético-MG) e Marcelo Nicácio (ex-Bahia e Atlético-MG). O goleador da equipe e vice-artilheiro da Série D é o atacante Cleyton, com oito gols marcados.
Com um orçamento baixo, o CSA-AL tem patrocínio da prefeitura de Maceió, supermercado Camponesa, além do CarajásHome center, loja de produtos para casa.
Últimas notícias
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Motociclista sem habilitação foge da polícia e é detido em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
