1ª Exposição de Cavalos Pampas de Alagoas ocorre durante a Expoagro
Uma das grandes novidades da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL), que ocorre entre os dias 20 e 30 de outubro, é a 1ª Exposição de Cavalos Pampas de Alagoas. O evento vai reunir criadores de nacionais no Estado.
Realizada pela Associação de Criadores de Alagoas (ACA) em parceria com Associação de Criadores de Cavalos Pampas do Nordeste (ACCPAMPA/NE), o evento reunirá cerca de 80 animais da raça para julgamento durante os dias 21, 22 e 23 de outubro.
“A criação de cavalos pampas, para lazer e passeio é uma vertente que vem crescendo muito em Alagoas. E a Expoagro acontece justamente com esse propósito: fomentar esses setores que estão crescendo e apresentar os criadores novas oportunidades de negócio”, revelou Domício Silva, presidente da ACA.
Criadores do estado de Pernambuco e Sergipe já estão com presença confirmada na Exposição de Cavalos Pampas e a expectativa é que Minas Gerais e Bahia também façam parte do evento durante a 66ª Expoagro Alagoas.
Para o setor, o evento é uma oportunidade de dar visibilidade e trazer um novo público para a raça que tem crescido na região. “Para se ter uma ideia, a Associação foi fundada em janeiro deste ano, inicialmente apenas com Alagoas e Sergipe. Hoje, ela já está a nível Nordeste com a entrada Paraíba e Rio Grande do Norte”, revelou o diretor-secretário da ACCPAMPA/NE, Kleber Corser.
Cavalos Pampas
De Acordo com a ACCPAMPA/NE o que tem chamado atenção de novos criadores é a sua pelugem diferenciada apresentada pela raça. Os animais podem variar de pampa de preto, de baio, castanho, castanha pampa ou pampa de tordilho.
Além disso, os animais também se diferenciam de outras raças nacionais por aceitar cinco tipos de andamento: o trote e quatro marchas: trotada, batida, centro e picada.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
