Brasil

Acaba greve dos bancários e agências voltarão a funcionar normalmente amanhã

Por 7 Segundos com newsmasterapp 06/10/2016 20h08
Acaba greve dos bancários e agências voltarão a funcionar normalmente amanhã

A partir da manhã desta sexta(07) as agências bancárias voltarão a funcionar normalmente. A greve no Brasil teve fim após o sindicato aprovar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na manhã de hoje.

 A greve completou 31 dias nesta quinta-feira (6) e supera a de 2004, primeiro ano em que os bancários se uniram para negociar melhores condições para a categoria, segundo a Confederação Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Antes de 2004, os funcionários de cada banco faziam suas paralisações separadamente. A Federação Nacional do Bancos (Fenaban) informou que ofereceu aos bancários um reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500.

A proposta é terceira oferecida aos bancários desde que a greve começou e foi submetida após reunião da Fenaban nesta quarta-feira, e inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15%, no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas. 

O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real.