Arapiraca

Projeto Cultura na Praça faz sua última edição nesta segunda-feira (10)

Por Assessoria 10/10/2016 14h02
Projeto Cultura na Praça faz sua última edição nesta segunda-feira (10)
- Foto: Assessoria

“Tenho 70 anos. Todas às segundas-feiras, há quatro anos saio de Feira-Grande, onde moro e venho me divertir no Projeto Cultura na Praça”, o desabafo em tom de surpresa, foi feito pelo aposentado Darcy Ferreira, ao saber que hoje dia 10 de outubro, será a última edição do projeto este ano.

Segundo ele, é na Tenda Cultural, da Praça Luiz Pereira Lima, centro de Arapiraca, que ele, além de cuidar da saúde se exercitando no forró, ainda tem a oportunidade de encontrar os amigos e colocar a conversa em dia.

“Confesso, que hoje acordei com muita e energia e ao mesmo tempo, senti uma tristeza muito grande em saber que a partir da próxima segunda-feira (17), este espaço reservado a nossa cultura, vai está vazio”, disse ele, cortando a voz sem conter a emoção.

Segundo o idealizador do Projeto Cultura na Praça, o mestre Afrísio Acácio do Acordeon, a sua esperança agora é na nova administração de Arapiraca que se inicia a partir de primeiro de janeiro, com o prefeito eleito Rogério Teófilo (PSDB).

“Como o Dr. Rogério Teófilo é um homem voltado para a educação e a cultura, tenho esperança que ele vai olhar com bons olhos o Projeto Cultura na Praça, que não é meu, nem da secretaria de Cultura, mas do povo de Arapiraca”, disse Afrísio Acácio,

“Não tem chuva que me faça deixar de vir uma semana sequer. Aqui é o meu remédio que cura todos os males do meu corpo”, garantiu um dos frequentadores, fazendo questão de dizer os seus 77 anos, não atrapalham a sua disposição.

O idealizador do projeto, Afrísio Acácio, disse que também, que para ele, está ali todas às segundas-feiras, já se transformou em uma terapia.

“Quando chego aqui, esqueço do mundo lá fora. Só tenho olhos, ouvidos e pensamento para a minha amiga e companheira sanfona”, desabafou ele.

Ainda durante a realização do Projeto Cultura na Praça, o espaço também é aberto para outros gêneros musicais, como o brega, romântico, aboiadores, emboladores de coco e cordelistas, além das poesias matutas declamadas pelos artistas da terra. 

Ele aproveitou ainda a oportunidade, para agradecer a secretária de Cultura, Tânia Maria e a própria prefeita Célia Rocha, o apoio dado ao longo desses quatro anos de existência do projeto.

Para Afrísio Acácio do Acordeon, o Projeto Cultura na Praça, tem como objetivo, abrir espaço para os artistas da terra e também proporcionar aos amantes da cultura nordestina, através da música raiz, o forró pé-de-serra, momentos de lazer e entretenimento, sem esquecer, a preservação da própria cultura nordestina. 

“O nosso maior temor é não podermos mais contar com este espaço reservado as nossas tradições e costumes”, disse o frequentador José Lima Duarte, de 69 anos, que segundo ele, não perde uma só segunda-feira no Projeto Cultura na Praça.

Ao encerrar pelo menos, temporariamente a apresentação do Projeto Cultura na Praça, bastante emocionado, Afrísio Acácio do Aordeon, disse que às segundas-feiras pela manhã em Arapiraca, com certeza não terão mais aquela alegria no centro da cidade.

“Este espaço que durante quatro anos serviu para aproximar e a levar a alegria a milhares de pessoas que por aqui passaram, deixará registrada a nossa participação e responsabilidade com a cultura nordestina”, concluiu Afrísio Acácio.