Mobilização pelo reconhecimento da vaquejada acontece nesta terça (11)
Um grande caminhada pelas ruas de Maceió está marcada para esta terça-feira,11, às 8h, em defesa do reconhecimento da vaquejada como prática esportiva. A Associação dos Vaqueiros do Brasil (AVAQ) e Associação Alagoana dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ALQM) irão reunir associados, adeptos e admiradores do esporte da cultura nordestina para engajar a mobilização nacional que estará acontecendo, simultaneamente, em todas as capitais que a vaquejada é praticada.
A legitimidade da vaquejada está sendo reivindicada por criadores e atletas devido a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada na última quinta-feira,6, em considerar a prática ilegal após o julgamento da lei do Estado do Ceará de número 15.299/2013, que prevê a atividade como prática esportiva do vaqueiro nordestino. Por seis votos a cinco a Suprema Corte decidiu proibir a prática, a considerando ilegal.
Centenas de criadores, vaqueiros e líderes do setor seguirão em caminhada e cavalgada até o Palácio dos Palmares, no centro de Maceió, com objetivo de externar à população o apelo dos milhares de vaqueiros que encontram na atividade empregabilidade e renda. A concentração acontece às 7h no Dique Estrada.
Vaquejada legal
Nas redes sociais, o governador Renan Filho manisfestou-se a favor do movimento em defesa da legalidade e movimento vaquejada legal. "A vaquejada movimenta a economia com eventos de grande porte, cria empregos e reúne famílias inteiras. Vai daqui todo o nosso apoio aos defensores da vaquejada, para que o Poder Judiciário reconsidere e reconheça que o Nordeste e o Brasil têm direito de manter e preservar essa bela tradição. Contem comigo, heróis da vaquejada", publicou Renan Filho em seu perfil no Facebook.
“Iremos levar nossa causa ao governador Renan Filho. Nosso esporte não pode ser penalizado com uma medida tão radical. Hoje, a vaquejada e suas instituições criaram mecanismos para assegurar o bem estar e saúde animal, com uso de equipamentos de proteção ao gado", assegura o presidente da AVAQ, o criador alagoano Cícero Andrade.
Andrade também lembra da vaquejada como patrimônio do povo do Nordeste do Brasil. "A vaquejada é o patrimônio cultural do vaqueiro nordestino, gera milhares de empregos, movimenta a economia dos municípios e ainda movimenta o mercado interno da pecuária. Não podemos deixar nosso movimento esmorecer”, alertou Cícero Andrade.
Últimas notícias
As condições para Alfredo Gaspar ganhar espaço no governo de JHC
Homem é flagrado quebrando estrutura metálica de placa de trânsito em Maceió
Carro atropela motociclista e foge sem prestar socorro em Palmeira dos Índios
Teca Nelma desponta como nome para Prefeitura de Maceió em 2028
Arapiraca celebra 102 anos com arrastão de Nattan nesta quinta-feira (29) e programação especial
O futuro de Renan Calheiros no governo Lula 4
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
