Projeto Cultura na Praça voltará com toda a força do forró no Centro de Arapiraca
A próxima segunda-feira (17) será com as outras que sorriam com o projeto "Cultura na Praça", que voltará a dar brilho à tenda cultural na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, a partir das 8 horas da manhã até o meio-dia ou quando a apresentação do último artista terminar.
A força de Deus e do povo nordestino, em especial os arapiraquenses, falaram mais alto ao saber que o projeto "Cultura na Praça" teria dado o seu fim, na última segunda-feira (10). Mas, durante a semana a notícia repercutiu negativamente e, finalmente, o projeto foi retomado com a determinação da prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PSL).
O projeto idealizado pelo meste, sanfoneiro, poeta popular e repentista Afrísio Acácio é de maior sucesso entre a população de Arapiraca, em especial a comunidade da zona rural, que reúne o povo da roça, no Centro da cidade para exaltar o forró. O estilo musical que representa a cultura nordestina.
A princípio, o projeto "Cultura na Praça" teria sido finalizado devido à falta de recursos da Prefeitura de Arapiraca, logo depois da derrota nas eleições municipais do candidato da prefeita Célia Rocha.
Mas, ao saber do fim da atração cultural a repercussão se espalhou na imprensa e na voz popular. Com isso, o mestre Afrísio Acácio se reuniu com a secretária municipal de Cultura, Tânia Maria, com amigos e patrocinadores, que acolheram a ideia da retomada do forró na praça.
"Graças a Deus estaremos de volta na próxima segunda-feira para alegrarmos o nosso povo com muito forró e pé de serra, no meio da praça", festejou Afrísio Acácio.
Força popular
"Numa dessas segundas-feiras deixamos de realizar o projeto devido a morte de um sanfoneiro e eu só via o povo da roça voltar triste pra casa. Eu fiquei com um dó danado da nossa gente", disse Afrísio Acácio.
Com a notícia do fim do projeto, o mestre sanfoneiro ficou ainda mais triste, mas não baixou a cabeça e foi atrás para renascer o projeto que tomou o gosto do povo.
"Agora eu estou muito feliz e agradeço a compreensão da prefeita, da secretária, do subsecretário Wango Godez e de todos os amigos que contribuíram para que o forró na praça tivesse continuidade", contou Afrísio Acácio.
O mestre teve também o apoio da Associação Cultural de Tradições Nordestinas (ACTNA), a qual é presidente, para integrar forças em prol do projeto "Cultura na Praça".
"Agora vamos ter o projeto até a última segunda-feira de dezembro sem intervalo nenhum. Agora eu quero ver o nosso povo dançar à vontade no nosso palco que fica no meio da praça da nossa querida Arapiraca", concluiu Afrísio Acácio.
Assista, abaixo, ao vídeo de uma das edições do Projeto Cultura na Praça, no Centro de Arapiraca, postado no Canal do YouTube por Laelson Gravaçõs: