Instituto de Criminalística de Alagoas treina peritas criminais de Sergipe
A Perícia Oficial do Estado de Alagoas (Poal) recebeu duas peritas criminais do estado de Sergipe. Fabinara Dantas e Laynara Vieira estão fazendo um treinamento na Seção de Balística Forense no Instituto de Criminalística de Alagoas (IC).
De acordo com o perito criminal, chefe de Perícias Internas do IC, Ricardo Leopoldo, o treinamento está sendo realizado de forma prática. As peritas estão aprendendo a manusear o microcomparador balístico, mesmo modelo adquirido por Sergipe, e participando da realização de exames entre os diversos elementos de munição de casos reais ocorridos em Alagoas.
Segundo Fabinara, a iniciativa partiu da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, percebendo a necessidade de capacitar os peritos de seu estado. Ela explicou que o governo realizou concurso e convocou novos peritos criminais, o que permitiu a abertura de novos cargos e ampliação de outros setores, a exemplo da balística forense, que precisava urgentemente de mais profissionais capacitados, sobretudo, pelo aumento do número de crimes contra a vida, com o emprego de arma de fogo.
“Fomos muito bem recebidas pelos peritos alagoanos, possuidores de grande experiência em balística, o que é de extrema importância para quem está começando. Além da microcomparação balística, também estamos ampliando nossos conhecimentos na identificação direta de armas de fogo. O treinamento e a troca de experiência nos proporcionarão maior subsídio na produção da prova técnica pericial, de forma a robustecer o inquérito policial durante as investigações de autoria de crimes”, afirmou a perita sergipana.
O perito-chefe de Perícias de Balística, Lucas Lima, destacou a escolha do IC de Alagoas como laboratório de multiplicação de conhecimento desse ramo da criminalística. Ele assegurou que essa interação é muito importante para os peritos alagoanos, pois permite entender a realidade de outros estados da Federação, além de trocar informações com os profissionais envolvidos, o que é sempre positivo.
Além de Ricardo Leopoldo e Lucas Lima, participaram do treinamento, os peritos criminais Paulo Rogério, Ângelo Lima e Aldo Artêmio, todos da seção de balística do IC de Alagoas.
Abrir - Baixar
peritas de sergipe ...
1.1 MB
Últimas notícias
ONU reclama de falta de estrutura na COP30 e governo Lula rebate
Chery Fulwin X3L tenta subir escadaria de 999 degraus, mas desempenho decepciona
Prisão dentro da Prefeitura de Murici levanta suspeita de corrupção, diz Fabio Costa
Empresário preso pela PF é sócio de empresa contratada para obras em Murici
Polícia Civil investiga homicídio registrado no bairro Benedito Bentes, em Maceió
Prefeitura de São Sebastião realiza a entrega de cadeiras de banho para pessoas com mobilidade reduzida
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
